Buscar no Cruzeiro

Buscar

Deputados comentam paralisação parcial do transporte em Sorocaba

31 de Março de 2020 às 02:02

Triagens no acesso ao transporte são criticadas pelos parlamentares que representam a região. Crédito da foto: Fábio Rogério (28/3/2020)

O deputado federal Vitor Lippi (PSDB) diz considerar “inoportuna e muito prejudicial” a paralisação dos transporte público, principalmente neste momento estratégico da saúde na cidade e no país. “Acreditamos que foi importante o esforço da Prefeitura em retomar o serviço, e acreditamos que o Ministério Público possa auxiliar para que a situação volte a normalidade o mais rápido possível”, defende.

O parlamentar, que é médico, foi prefeito e secretário de Saúde de Sorocaba, salienta a importância de garantir aos motoristas e profissionais do transporte, equipamentos de proteção individual para que os mesmos possam exercer seu trabalho em segurança.

O deputado estadual Danilo Balas (PSL) disse que está atento à questão do transporte público de Sorocaba e entende que a decisão da desembargadora do TRT 15 deveria ser cumprida. “Os acordos extrajudiciais são válidos, desde que não afrontem uma decisão judicial”.

Para o parlamentar, a questão de os munícipes estarem sendo proibidos de embarcar é extremamente prejudicial e comenta sobre exemplos trazidos na reportagem de domingo do Cruzeiro, de trabalhadores autônomos como cuidadores de idosos e terceirizados da limpeza que trabalham em hospitais. “Os funcionários dos terminais de ônibus deveriam ser melhor orientados nessa questão”, defende.

A deputada estadual Maria Lúcia Amary (PSDB) destaca que o Governo do Estado a respeito da quarentena estabelece que as atividades essenciais permanecerão em pleno funcionamento, o que inclui o transporte público. “Desta forma, é preciso que se tenha a quantidade necessária de ônibus para garantir o transporte dos profissionais da saúde e de todos os serviços essenciais neste momento, sem aglomerações e com segurança e higienização dos veículos”.

A parlamentar tucana, porém, fez críticas à administração municipal em relação ao combate à pandemia do novo coronavírus na cidade. “Como parlamentar e cidadã, não estou vendo medidas afirmativas na área social do município de Sorocaba, com o objetivo de amparar àqueles mais necessitados diante desta grave epidemia que nos atinge”, completou.

Os deputados federal Jefferson Campos (PSB) e o estadual Carlos Cezar (PSB), também de Sorocaba, foram procurados para comentar, mas não se manifestaram até o fechamento deste texto. (Felipe Shikama)