Buscar no Cruzeiro

Buscar

Deputado Vitor Lippi anuncia novos leitos Covid em Sorocaba

23 de Dezembro de 2020 às 07:45
Marcel Scinocca [email protected]

Deputado federal e ex-prefeito de Sorocaba, Vitor Lippi (PSDB). Crédito da Foto: Fábio Rogério (22/12/2020)

O deputado federal e ex-prefeito de Sorocaba, Vitor Lippi (PSDB), anunciou nesta terça-feira (22), em visita ao jornal Cruzeiro do Sul, 20 novos leitos de UTI Covid para Sorocaba nos próximos dias. Conforme ele, 10 leitos serão abertos no Conjunto Hospitalar de Sorocaba (CHS), em fase de implantação; e outros 10 no Adib Jatene, o Novo Regional, instalados de forma gradativa desde sábado (19).

Lippi explicou como foram os trâmites para a obtenção dos leitos. De acordo com ele, inicialmente houve manifestação do Departamento Regional de Saúde de Sorocaba (DRS-16). Após isso, o parlamentar conseguiu o compromisso do Estado para implementação dos leitos de UTI. Foram solicitados por ele 30 leitos. “A gente está lutando para se ter mais 10”, garante. “Estamos acompanhando e se houver necessidade, certamente o Governo do Estado deverá autorizar”, acrescenta.

“A nossa preocupação é evitar que as pessoas morreram sem atendimento. Se você tiver de ser intubado, por exemplo, há um risco muito grande, de 60% ou mais de você sobreviver. Se não houver UTI, o risco é de 100% de você morrer. O paciente fica com chance zero de sobreviver. Então, isso é fundamental. É preciso ter leito de UTI suficiente”, comenta. “Em Sorocaba, estamos com praticamente todos os leitos ocupados. Por isso, foram mais 10 leitos no CHS e mais 10 no Novo Regional Adib Jatene. E ainda temos receio de que eles também não serão suficientes”, enfatiza.

“A outra medida é a gente ampliar o isolamento social e os cuidados para reduzir a contaminação. Sou absolutamente favorável, até que a gente tenha as vacinas”, diz Lippi, que declarou apoio às medidas de restrição de atividades determinadas pelo Governo do Estado com relação ao Plano São Paulo, afetando, inclusive, a cidade de Sorocaba. “Acho que existem motivos suficientes para que a gente possa fazer todas as medidas necessárias de distanciamento social”, enfatiza.

Durante a visita, Vitor Lippi, que participou de uma transmissão ao vivo pelo Facebook do Cruzeiro do Sul (clique para assistir), também destacou os trabalhos que vem desenvolvendo enquanto deputado federal. Entre eles, o parlamentar destacou as emendas direcionadas para Sorocaba e para a Região Metropolitana. Grande parte dessas emendas tem como foco as ações na área da saúde, em especial pelo custeio das operações.

Por fim, Lippi falou sobre seus trabalhos nas comissões e frentes parlamentares, em Brasília, incluindo a de fortalecimento do sistema 5G no Brasil. Seu trabalho na nova lei de licitações também foi destaque. No Cruzeiro do Sul, ele foi recebido pelo editor-chefe Guilherme Gomes Pinto. (Marcel Scinocca)