Buscar no Cruzeiro

Buscar

Denúncias por WhatsApp geram 3 multas a cada 2 dias no trânsito

25 de Julho de 2019 às 23:43

Denúncias por WhatsApp geram 3 multas a cada 2 dias no trânsito As manifestações pelo serviço chegam à central da Urbes. Crédito da foto: Thaís Marcolino / Urbes

As denúncias de infrações de trânsito pelo WhatsApp geraram 328 multas em Sorocaba, em um período de sete meses, o que significa uma média de três autuações a cada dois. Desde que o WhatsApp Denúncias da Urbes - Trânsito e Transportes foi lançado, em 30 de novembro do ano passado até 31 de junho, houve 4.530 mensagens. Segundo a empresa pública, a maioria das denúncias são sobre infrações na região central. Em abril, uma única mensagem gerou quase 60 multas em veículos estacionados irregularmente nas proximidades de uma casa noturna.

No primeiro semestre deste ano, quase metade das denúncias foram confirmadas e os infratores multados. Já no ano passado, 7% das mensagens deram origem às autuações.

O titular da Secretaria de Mobilidade e Acessibilidade e presidente da Urbes, Luiz Alberto Fioravante, diz que a empresa pública está cada vez mais rápida na averiguação, mas ainda chegam muitas mensagens com informações incompletas ou sobre outros assuntos. “Com as denúncias vamos exatamente onde há problema. Os motoristas precisam se conscientizar, pois o desrespeito às normas de trânsito causa incômodo, acidente ou mesmo a morte”, disse.

As multas mais aplicadas com base nas informações via WhatsApp Denúncias são por estacionamento irregular, como em frente às garagens, em vagas exclusivas para ambulância ou transporte escolar, permanência em vaga rápida ou usar indevidamente a vaga para carga e descarga. As imediações do Hospital Regional é um dos locais com maior concentração de multas aplicadas com base nas denúncias pelo aplicativo.

Conforme a Urbes, toda atuação só é feita após a confirmação por fiscais, seja pessoalmente no local da infração ou pelo sistema de fiscalização por videomonitoramento. O número do WhatsApp Denúncias é (15) 99183-0037. (Da Redação, com informações da Urbes)