Buscar no Cruzeiro

Buscar

Denúncia de extinção da Patrulha Ambiental de Sorocaba é negada

18 de Janeiro de 2019 às 11:00
Ana Claudia Martins [email protected]

A patrulha foi criada em abril de 2015. Foto: Zaqueu Proença / Arquivo / Secom Sorocaba

A Prefeitura de Sorocaba negou nesta quinta-feira (17) os rumores de que a Patrulha Ambiental seria extinta ou que seus trabalhos foram reduzidos na cidade. A Comissão de Meio Ambiente e de Proteção e Defesa dos Animais da Câmara de Sorocaba recebeu denúncia de risco de extinção da Patrulha Ambiental e fez requerimento para questionar o prefeito José Crespo (DEM) a respeito. Mas, como os vereadores ainda estão em recesso, o documento ainda não foi enviado ao Paço porque precisa ser aprovado na Câmara.

Segundo a Prefeitura, atualmente a patrulha conta com quatro patrulheiros e com duas viaturas, que atuam diariamente das 7h às 19h. Já em relação aos atendimentos feitos no ano passado, foram 1.504 ocorrências, sendo 125 de corte, poda e danos às árvores, 99 de maus-tratos a animais, 131 de queimadas, 41 de intervenção em áreas de preservação permanente (APP), 16 de descarte de resíduos, entre outras. A Patrulha Ambiental foi criada em abril de 2015, por meio da equipe da área de Licenciamento, Controle e Fiscalização da Secretaria do Meio Ambiente, Parques e Jardins (Sema) e da Guarda Civil Municipal (GCM).

[irp posts="54526" ]

 

Já em 2017, a patrulha atendeu 1.021 ocorrências relacionadas ao meio ambiente na cidade. Do total, foram 249 ocorrências referentes a corte e poda de árvores, 242 de queimadas em vegetação ou resíduos, 160 de maus-tratos a animais ou averiguação de maus-tratos, 97 por intervenção em APP e 273 ocorrências atendidas relacionadas a descarte irregular de resíduos, movimentação de terra sem autorização, pesca irregular, poluição do ar, entre outras. As ocorrências são recebidas pelo telefone 156, pela Central de Atendimento da Prefeitura e pelo telefone 153 da GCM.

Ativista defende ampliação

Honno Cahon, diretor do Instituto Cahon, ong que atua na defesa dos direitos dos animais em Sorocaba, disse que acompanha os trabalhos da Patrulha Ambiental e que a ampliação desse serviço público é fundamental em função do tamanho da cidade. “Ocorre crime ambiental na cidade todo dia, então, o trabalho dos patrulheiros é fundamental. Não podemos ficar sem esse serviço”, aponta. Cahon disse ainda que o atendimento das denúncias pelo telefone 156 é demorado, prejudicando as ocorrências. O secretário Jessé Loures, da Sema, afirma que a intenção da pasta é ampliar o serviço.

O ativista destaca ainda que o trabalho da Patrulha Ambiental é pouco conhecido e que deveria ser mais divulgado pelo poder público. Os patrulheiros podem orientar, notificar, autuar e encaminhar o infrator ao órgão competente, desde que recebam as denúncias. Em abril do ano passado, por exemplo, a patrulha apreendeu um cão que era explorado por uma pessoa em situação de rua para comover motoristas e pedir esmolas em semáforos de Sorocaba. O caso foi solucionado por meio das denúncias feitas à patrulha, e o cão foi doado a uma nova dona.

Galeria

Confira a galeria de fotos