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Demanda de serviços provoca atrasos no Detran

29 de Agosto de 2020 às 00:01

Demanda de serviços provoca atrasos no Detran Posto do Detran continua suspenso. Serviços estão disponíveis no Poupatempo. Crédito da foto: Fábio Rogério (27/8/2020)

Com atendimento ao público suspenso desde 21 de março por causa da pandemia do novo coronavírus, o Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP) de Sorocaba reabriu o atendimento presencial na última quarta-feira (26) no Poupatempo, mas, alguns serviços ainda não foram normalizados e usuários relatam que desde o início da pandemia aguardam resolução de suas pendências.

O posto da avenida Quinze de Agosto, 4.800, no Jardim Leocádia, em Sorocaba, continua fechado.

O microempresário Felipe Ramos Antunes comenta que passados cinco meses, ainda não conseguiu retirar o Certificado de Registro de Veículo (CRV) da Kombi que comprou no início do ano para fazer o transporte de mercadorias e de funcionários de seu comércio de produtos naturais. Ele relata que chegou a dar entrada no documento, mas o mesmo ficou retido no órgão, que fechou as portas por conta da quarentena.

Antunes diz que seu negócio sentiu os efeitos da crise econômica e precisou vender a Kombi, mas sem o CRV em mãos, documento necessário para efetivar a transferência para o novo comprador, a transação ficou emperrada. “Eles dizem que o meu caso não é urgente [porque posso dirigir com o protocolo do CRV], mas é urgente sim. Eu preciso desse dinheiro da venda urgente”, comenta.

Já a aposentada Ivete Souza relata que, dias antes do Detran Sorocaba fechar as portas, apresentou um laudo médico que atesta ser pessoa deficiência física (PCD), devido a sua incapacidade para usar câmbio manual, mas até o momento não recebeu a sua CNH especial. “O problema que o preço dos carros [que têm desconto para PCD], nesse período, disparou”, relata. Ela afirma que chegou a formalizar a reclamação na ouvidoria do Detran, mas que não obteve resposta. A assessoria de imprensa da Diretoria de Serviços ao Cidadão - Prodesp, que administra o Poupatempo, informa que a primeira manifestação ocorreu no dia 25 de agosto e que o prazo regular é de até seis dias úteis para o retorno. Um posicionamento sobre este caso específico deve ser dado à usuária na próxima segunda-feira (31).

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O Poupatempo admite que a entrega das CNHs foi suspensa durante o período em que as unidades de atendimento estavam fechadas, devido à pandemia, mas diz que para ter acesso ao documento, os motoristas foram orientados a baixar o aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT), do Governo Federal, que tem a mesma validade do documento imprenso em todo o país.

Para atender quem solicitou documentos antes do fechamento das unidades, o Poupatempo e o Detran-SP enviaram, via Correios, os RGs e as CNHs para os endereços de cadastro de cada cidadão. Neste período, mais de 200 mil documentos foram enviados em todo o Estado, sendo 4.020 só para a cidade de Sorocaba. O Prodesp diz que, no caso de Ivete, o documento pode ter sido enviados via Correios, mas retornado devido a inconsistências nos dados cadastrais ou mesmo a ausência da pessoa no imóvel.

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No caso da retirada do CRV, como o de Antunes, o Detran informa que promoveu as entregas via drive thru. Até o momento, foram retirados mais de 660 mil documentos, mais de onze mil em Sorocaba. Para agendar a retirada, orienta o órgão, basta escrever para o “Fale Conosco” no site ou aplicativo do Detran ou do Poupatempo. O prazo para retorno é de até seis dias úteis.

O Prodesp informa que mesmo fechada ao público, a Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran), também conhecida como Detran de Sorocaba, continuará sendo utilizada para procedimentos internos, como área de retaguarda dos atendimentos prestados pelo Poupatempo. Já nos municípios onde não há postos do programa, as unidades do órgão estadual de trânsito continuarão realizando o atendimento à população. Todos os serviços relacionados à documentação, veículos ou infrações de trânsito aplicadas pelo órgão podem ser feitos presencialmente no Poupatempo Sorocaba, localizado na rua Leopoldo Machado, 525. O atendimento é realizado mediante agendamento pelo site www.poupatempo.sp.gov.br ou pelo aplicativo “Poupatempo Digital”. (Felipe Shikama)