Buscar no Cruzeiro

Buscar

Delegacia da Mulher terá pré-atendimento psicológico em Sorocaba

03 de Março de 2020 às 00:01
Ana Claudia Martins [email protected]

DDM terá pré-atendimento psicológico Sorocaba foi a primeira cidade do interior a ter Delegacia da Defesa da Mulher aberta 24 horas. Crédito da foto: Fábio Rogério / Arquivo JCS (2/5/2019)

A delegada Veraly de Fátima Bramante Ferraz, titular da Delegacia da Defesa da Mulher de Sorocaba (DDM), foi a entrevistada na manhã desta segunda-feira (2) no Jornal da Cruzeiro, na Cruzeiro FM 92,3. Ela falou dos avanços no atendimento à mulher vítima de violência na cidade. E também anunciou que as vítimas irão receber pré-atendimento psicológico na DDM, por meio de estagiários do curso de Piscologia, da Universidade de Sorocaba (Uniso).

Além disso, a delegada disse que no período do Carnaval, na cidade, em 4 dias, a DDM registrou 30 boletins de ocorrência, com sete flagrantes de violência contra a mulher.

Veraly disse ainda que a DDM está melhorando o atendimento à mulher no local, e que otimizou o pessoal que presta atendimento às vítimas.

“A estrutura está melhor e a delegacia está bem mais equipada estruturalmente e com pessoas para atender, sendo 5 delegados, 4 escrivãs à noite e mais 4 durante o dia, entre outros”, diz.

A delegada afirma ainda que nos casos de violência física contra as mulheres, 90% das ocorrências envolvem agressores drogados ou embriagados.

Veraly destacou ainda os casos de importunação sexual sofrida pelas passageiras do transporte público, como nos ônibus. Segundo ela, um ônibus exclusivo para as mulheres ajuda, mas o ideal seria que tal fato não fosse necessário.

Conforme ela, Sorocaba é referência no atendimento à mulher vítima de violência, já que a cidade foi a primeira do interior a ter a DDM funcionando 24 horas por dia.

De acordo com a delegada, atualmente as mulheres estão denunciando mais, mas ainda existem aquelas que sentem vergonha e ainda preferem não denunciar o agressor.

DDM terá pré-atendimento psicológico Veraly de Fátima é delegada titular da DDM Sorocaba. Crédito da foto: Divulgação Cruzeiro FM

Veraly também destacou que desde que a DDM passou a funcionar 24 horas aumentou a procura e o número de ocorrências aumentou no mesmo período. “De um ano pra cá, desde que começou a funcionar 24 horas, o número de ocorrências aumentou e a procura está grande”, disse.

A delegada aponta ainda que o botão do pânico funciona muito bem na cidade e que são feitos vários flagrantes de descumprimento de medida protetiva. “O botão do pânico funciona e muito bem e é rápido. Depois de acionado leva em média 7 minutos, porque ele é integrado tanto com a Guarda Civil Municipal (GCM) e Polícia Militar (PM).

Veraly, por fim, ressaltou a importância das leis criadas para proteger e defender as mulheres, como a do feminicídio, e que elas são importantes para que a mulher seja realmente respeitada. (Ana Cláudia Martins)

Galeria

Confira a galeria de fotos