Buscar no Cruzeiro

Buscar

Defesa Civil alerta para estiagem e Saae pede economia de água

07 de Julho de 2018 às 17:36

A Defesa Civil de Sorocaba, órgão ligado à Secretaria de Segurança (Sesdec), da Prefeitura, informa que o município de Sorocaba completou, na última quinta-feira (05), 22 dias de estiagem. "Temos água para abastecer toda a cidade, mas se não chover nos próximos meses, a situação pode se agravar na região do Éden", explica o diretor-geral do Saae-Sorocaba, Ronald Pereira da Silva.

Segundo divulgado pela Secretaria de Comunicação e Eventos (Secom), neste momento está descartado o risco do desabastecimento ou racionamento, "mas essa situação pode mudar, caso continue calor durante os dias de inverno e não haja chuva o suficiente", diz comunicado publicado na quinta-feira.

Atualmente a represa da Castelinho, que armazena a água enviada para a represa do Ferraz, está com 70% da capacidade de armazenamento. A represa do Ferraz, cuja função é mais a de abastecer a captação da ETA do Éden em vez de armazenamento, está com 40% de sua capacidade.

Na represa do Clemente, a maior fonte de água para tratamento em Sorocaba, a situação é cômoda. A represa do Clemente tem o nível sempre estável, independente da estiagem, já que existe o compromisso da Votorantim Energia em destinar água da represa de Itupararanga em quantidade suficiente para manter a uniformidade do nível da represa do Clemente.

A represa do Clemente abastece a ETA do Cerrado, assim como a Ipaneminha, cujo nível encontra-se em cerca de 90% da capacidade. O reservamento da Ipaneminha apenas é usado em momentos de alto consumo da água produzida pela ETA Cerrado.

O período seco da cidade é reflexo de um semestre com chuvas abaixo da média. Em junho, foram registrados 36 mm de chuva, volume bem abaixo do esperado, 168 mm a menos que o mesmo mês do ano anterior, onde foram registrados 204 mm de chuva. De acordo com dados da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil do Estado de São Paulo, repassadas à Defesa Civil de Sorocaba, a previsão de chuva para o mês de julho também será abaixo da média (22,0 mm), quando deveria ser de 55,7mm. Para os dois meses seguintes, a previsão é de 62,3 para setembro, e 83,8 para outubro. (Com informações de Secom Sorocaba)