Buscar no Cruzeiro

Buscar

Decreto cria gabinete para gestão da crise econômica em Sorocaba

07 de Setembro de 2019 às 06:30

Decreto cria gabinete para gestão da crise econômica Objetivo do gabinete é melhorar os gastos e investimentos do município. Crédito da foto: Erick Pinheiro / Arquivo JCS (19/3/2019)

A prefeita de Sorocaba, Jaqueline Coutinho, assinou na tarde de sexta-feira (6) decreto que cria o Gabinete Municipal de Gestão de Crise. O objetivo do comitê é analisar as propostas de execução orçamentária de todos os organismos da administração direta e indireta.

A intenção do gabinete é orientar procedimentos, visando melhorar a qualidade dos gastos e dos investimentos. Além disso, realizar a adoção de medidas de enfrentamento da crise econômica pela qual passa o município. Esta semana a prefeita revelou um déficit de R$ 95 milhões nas contas do município.

De acordo com o decreto de 25.117, publicado na edição de sexta-feira (6) do Diário Oficial do Município, o Gabinete Municipal de Gestão de Crise será composto pelo gabinete do chefe do Executivo e pelas secretarias da Fazenda, Planejamento e Projetos (Seplan), Assuntos Jurídicos e Patrimoniais (SAJ), Licitações e Contratos (Selc) e Controladoria Geral do Município. Ainda de acordo com o decreto, ao Gabinete são assegurados poderes para intervir em todos os órgãos da administração direta ou indireta para a realização dos ajustes e ações que se entendam necessárias.

“Esse decreto vem ao encontro da necessidade de avaliarmos as reais condições orçamentárias e financeiras do município, diante de uma constatação que já tivemos, feita pelo secretário da Fazenda (Marcelo Regalado), e composto por seis pastas que vão avaliar a situação para buscarmos soluções para a readequação das despesas e do contingenciamento que deverá ser realizado nas diversas secretarias. É uma medida profilática e também para sanar eventuais problemas existentes”, explicou a prefeita.

Jaqueline Coutinho é prefeita de Sorocaba. Crédito da foto: Fernando de Abreu / Secom

Ações do governo

Na última quarta-feira (4), durante entrevista coletiva sobre os primeiros 30 dias de sua administração no comando da cidade, a prefeita Jaqueline Coutinho fez uma apresentação listando as principais ações de seu governo. Sobretudo, destacou a preocupação e as ações para a retomada do equilíbrio da situação financeira da Prefeitura.

Ela apontou um déficit estimado em R$ 95 milhões. “Agora com a assunção ao cargo de prefeita foi que tomei pé da situação. Estou, a partir desse decreto, tomando atitudes no sentido de minimizar o impacto desse déficit orçamentário para que a população não venha a ter prejuízos diante da situação que o município atravessa.” (Secom Sorocaba)

[irp posts="162185" ]