Buscar no Cruzeiro

Buscar

Decreto aumenta frota de ônibus no transporte público de Sorocaba

05 de Janeiro de 2021 às 00:01

Decreto aumenta frota de ônibus no transporte público de Sorocaba Crédito da foto: Fábio Rogério (7/8/2020)

O jornal Município de Sorocaba, que publica os atos oficiais do Poder Executivo e Legislativo local -- já com a assinatura digital da secretária de Comunicação, Fernanda Burattini Monteiro de Carvalho -- trouxe os decretos prometidos e anunciados pelo prefeito Rodrigo Manga (Republicanos) desde o dia 1º de janeiro.

Na primeira edição do ano consta, por exemplo, o aumento de veículos no transporte coletivo municipal com o objetivo de evitar aglomerações.

Foi um dos primeiro atos do novo prefeito ao tomar posse, na sexta-feira (1º). A medida tem validade a partir de quinta-feira (7).

Transporte em Votorantim

Cinco vereadores de Votorantim assinaram nesta segunda-feira (4) o ofício 01 de 2021, solicitando à prefeita Fabíola Alves (PSDB) informações sobre o contrato de concessão por mais 20 anos com a empresa Auto Ônibus São João.

Cesar Silva (Cidadabia), Ita (Cidadania), Luciano Silva (Democratas), Pastor Lilo (Democratas)) e Rogério Lima (Progressista) querem saber porque a renovação de contrato com o transporte público não passou pelo Legislativo.

Vale ressaltar que o contrato foi assinado nas “últimas horas” da gestão do ex-prefeito Fernando de Oliveira (Democratas), que tinha o apoio, na Câmara, de Luciano, Ita e Pastor Lilo, que foram reeleitos. Cesar Silva e Rogério Lima estão no primeiro mandato.

Nos eventos

Embora tenha ocorrido esforços no sentido de evitá-las, houve aglomerações em eventos realizados em Sorocaba, nos últimos dias. No primeiro deles, na posse do prefeito e vereadores, na Câmara de Sorocaba, na sexta-feira (1).

Apenas no plenário da Casa, apesar de todo o controle implantado, em dado momento, o local contava com pelo menos 83 pessoas.

Na cerimônia relacionada ao complexo de saúde de Sorocaba, nesta segunda-feira (4), mais uma vez, mas de 80 pessoas. A ressalva para o evento na zona norte, ao menos, é que o local era aberto.

Fiscalização de fim de ano

As equipes da Vigilância Sanitária estadual realizaram 6.830 inspeções e 140 autuações em todo o Estado nos feriados de fim de ano quanto aos protocolos sanitários para prevenção e combate à Covid-19.

Somente entre as ações do feriado de Ano Novo, houve 3.447 inspeções e 43 autuações.

Já no Natal, foram 3.383 inspeções e 97 autuações em todo o Estado.

Em ambos os períodos houve vigência extraordinária e temporária da fase vermelha do Plano São Paulo, que prevê somente o funcionamento dos serviços essenciais.

O descumprimento das regras de funcionamento sujeita os estabelecimentos à autuações com base no Código Sanitário, que prevê multa de até R$ 276 mil.

Denúncia pode ser feita pelo telefone 0800-771-3541, disque-denúncia da Vigilância Sanitária do Estado. A ligação é gratuita.

Só hoje

O candidato que quiser apresentar recurso em relação às listas preliminares de inscrições indeferidas e deferidas dos processos seletivos das Faculdades de Tecnologia (Fatecs) e Escolas Técnicas (Etecs) estaduais deve realizar o procedimento nesta terça-feira (5), nos sites vestibularfatec.com.br e vestibulinhoetec.com.br, respectivamente.

As listas de candidatos cuja documentação e notas das disciplinas de português e matemática inseridas no sistema foram aceitas ou rejeitadas após conferência dos organizadores do Vestibulinho e Vestibular estão disponíveis nos mesmos sites.