Buscar no Cruzeiro

Buscar

Curso voltado a conselheiros municipais começa nesta segunda (4)

03 de Novembro de 2019 às 22:03

Curso de Capacitação de conselheiros municipais. Crédito da foto: Secom

Em mais uma ação da Prefeitura de Sorocaba para o fortalecimento da democracia direta na gestão pública, a Secretaria da Cidadania e Participação Popular (Secid) inicia nesta segunda-feira (4) o primeiro Curso de Capacitação de Conselheiros Municipais.

São 215 participantes ao todo, distribuídos em seis turmas, com encontros semanais em dias, locais e períodos diferentes. Os inscritos participarão gratuitamente do curso, que terá carga horária total de 24 horas/aula por turma.

Entre as atribuições da Secid está o incentivo à participação popular no acompanhamento e proposição de ações do Poder Público, por meio do apoio aos Conselhos Municipais, das Coordenadorias de Políticas Públicas, o Participa Sorocaba e o diálogo com associações de moradores e lideranças comunitárias.

A secretária Suélei Gonçalves destaca o curso como uma oportunidade inédita para aprimoramento do trabalho dos Conselhos Municipais. “Muitas vezes, nós, gestores, temos uma visão a respeito do que é prioridade para a cidade, mas que a pessoa que recebe o serviço enxerga de forma diferente. Então, os Conselhos são os espaços para que o Poder Público e a sociedade civil discutam juntos para que essas políticas sejam efetivas”, acredita.

28 Conselhos

Sorocaba dispõe de 28 Conselhos Municipais, órgãos oficiais de participação da sociedade civil no processo de proposição, elaboração, execução e fiscalização de Políticas Públicas, de caráter consultivo ou deliberativo. A Secid possui vínculo direto com seis deles: Direitos da Mulher; Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra; Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida; do Idoso; e Direitos LGBT (implantado na atual Administração Municipal, por lei de iniciativa do Poder Executivo); além de oferecer apoio àqueles ligados às demais secretarias.

Os recursos para a viabilização da capacitação são originários de uma emenda impositiva ao Orçamento Municipal, de autoria do vereador Péricles Régis.

Seis aulas semanais

O curso será aplicado em seis aulas semanais, cada uma com 4 horas de duração, às segundas-feiras, na Escola de Gestão Pública (das 13h às 17h) e na Escola do Legislativo da Câmara Municipal (das 18h às 22h); às terças-feiras, no Salão de Vidro do Paço Municipal (das 8h às 12h) e na Escola do Legislativo (das 18h às 22h); e às quartas-feiras, no Palácio da Cidadania (das 8h às 12h e das 13h às 17h).

A montagem das turmas levou em conta os dias e horários apontados como preferenciais pela maioria no momento do cadastramento. Para confirmação da turma de cada participante, a Secid mantém contato com os 215 inscritos por telefone, e-mail e whatsapp.

A lista completa com nomes e turmas dos participantes do curso será publicada na edição desta sexta-feira (1) do Jornal Município de Sorocaba ficará disponível no site cidadania.sorocaba.sp.gov.br. Outras informações pelo telefone (15) 3238-2236, pelo whatsapp (15) 9-9152-4894 e pelo e-mail [email protected]. (Da Redação, com informações da Secom)