Buscar no Cruzeiro

Buscar

Cufa faz entrega de botijões de gás para 300 mães em Sorocaba

13 de Maio de 2020 às 00:01

Cufa faz entrega de botijões de gás para 300 mães Os botijões, de 13 quilos cada, foram doados pela empresa Supergasbras. Crédito da foto: Vinícius Fonseca (12/5/2020)

Trezentas mães em situação de vulnerabilidade social, de diferentes bairros de Sorocaba, foram contempladas nesta terça-feira (12) com um botijão de gás de cozinha, em uma ação coordenada pela Central Única das Favelas (Cufa). Item de primeira necessidade nas residências, os botijões de gás liquefeito de petróleo (GLP), com 13 quilos cada, foram doados pela empresa Supergasbras, com intuito de ajudar as famílias carentes que tiveram dificuldades financeiras aumentadas em função da pandemia do novo coronavírus.

De acordo com Adriana Martim de Souza Costa, presidente da Cufa na região de Sorocaba, além de representantes da empresa, a ação contou com o apoio de 15 voluntários. Ela comenta que a Cufa, organização que existe há 20 anos, mapeou e selecionou as mulheres beneficiadas por meio da indicação de lideranças comunitárias de diversos bairros da cidade. “Nada mais legítimo que a indicação de um líder [comunitário] que conhece as famílias e a necessidade delas”, afirma.

[irp posts="165205" ]

 

Dentre os critérios, assinala Adriana, foram consideradas, especialmente, as mães solo e desempregadas ou que, neste momento, em função da pandemia, não podem trabalhar e, portanto, estão sem renda. Gerente da Supergasbras de Paulínia, Andréa Carvalho, fez questão de vir a Sorocaba para acompanhar a doação dos botijões e se emocionou com os relatos de gratidão das mulheres beneficiadas. “É um privilégio poder dar um alento e uma esperança a elas neste momento único, de dor, e nesta crise horrorosa que a gente está passando.”

A ação teve parceria do aplicativo de transporte Uber, que realizou gratuitamente as viagens de ida e volta das beneficiárias, que fizeram a troca de botijões vazios pelos cheios na sede do Clube Paulistano, no Jardim Ana Maria, na zona norte da cidade.

A distribuição dos botijões integrou o programa “Mães da Favela”, lançado no início do mês, que tem o objetivo de auxiliar mães solo moradoras de favelas e comunidades carentes de 17 estados e Distrito Federal, que estão sendo fortemente atingidas pelos reflexos da Covid-19. Nesta parceria com a Cufa, a Supergasbras doou 30 mil botijões de GLP em todo o País.

[irp posts="234372" ]

 

Segundo Adriana, juntamente com a distribuição de gás de cozinha, o programa realizou, no último domingo, Dia das Mães, a doação de frangos e ovos a 300 mães de Sorocaba, moradoras da Ocupação Santa Rosa, Jardim Novo Mundo e do Jardim Tulipas, oriundos de doação da empresa Aurora Alimentos. A representante da Cufa na região destacou que, também como parte do programa, cem mães da cidade foram beneficiadas com a bolsa intitulada “Vale Mãe”, no valor de R$ 120 este mês e mais R$ 120 em junho. Em todo o País, segundo a Cufa, 20 mil mães estão recebendo a ajuda, cujo os recursos são resultantes de doações em uma campanha promovida em parceria com o aplicativo Picpay. (Felipe Shikama)