Buscar no Cruzeiro

Buscar

Cruzeiro do Sul é o 19º em circulação no Brasil

20 de Outubro de 2019 às 00:01

Cruzeiro do Sul é destaque no ranking de circulação O Cruzeiro do Sul é atualmente o 19º jornal com maior tiragem no País. Crédito da foto: Fábio Rogério (19/10/2019)

O jornal Cruzeiro do Sul subiu várias posições no ranking brasileiro do Instituto Verificador de Circulação (IVC). No mês de setembro, o jornal, seguindo outras publicações do País, passou a usar a sobreposição de assinaturas que une os assinantes das edições impressa e digital, mais as vendas avulsas, e com isso alcançou tiragem média de 24.870 unidades no mês, ante a média de tiragem de 13.362 exemplares em agosto. Com esse resultado, em setembro o Cruzeiro do Sul passou a figurar entre os 20 maiores jornais em circulação do Brasil. O jornal subiu da 30ª posição em agosto para a 19º colocação em setembro no País.

De acordo com o IVC, o jornal que ocupa a primeira posição no ranking nacional é a Folha de S. Paulo, com tiragem de 330.160 unidades. Em outro recorte, se forem considerados os jornais do Estado de São Paulo, o Cruzeiro do Sul também subiu do 7º lugar em agosto para a 5ª posição em setembro. E entre os jornais do interior de São Paulo, o Cruzeiro do Sul saltou de 3º lugar em agosto para 1º lugar em setembro, à frente da Tribuna de Santos (2º lugar) e de O Liberal (3º lugar), de Americana.

IVC

O responsável pela circulação do Cruzeiro do Sul, Marcelo Borges, informou que em setembro foram auditados 53 jornais pelo IVC em todo o Brasil. Para liberar a adesão do jornal ao sistema de sobreposição de assinaturas, o IVC fez nova auditoria na circulação. Na sobreposição, a verificação leva em conta que o assinante do jornal impresso também conta com a assinatura digital da publicação. Isso porque, todo assinante da versão impressa tem direito ao acesso digital das edições.

Marcelo Borges informa que os jornais Tribuna de Santos e O Liberal já tinham computadas as suas tiragens pelo sistema de sobreposição de assinaturas. Isso inclui também os grandes jornais paulistas, como a Folha de S. Paulo. Significa que, no âmbito do interior do Estado, o Cruzeiro do Sul voltou a assumir a primeira posição que tradicionalmente ocupou em anos passados.

Há também o recorte que considera somente as assinaturas digitais e nesse ranking o Cruzeiro do Sul também apresentou um salto significativo, subindo da 28ª colocação (tiragem média de 1.262) em agosto para a 13ª posição (tiragem média de 12.878). Também nesse recorte, a primeira colocação é ocupada pela Folha de S. Paulo.

O IVC é uma entidade nacional sem fins lucrativos responsável pela auditoria multiplataforma de mídia. Seu objetivo é fornecer ao mercado dados isentos e detalhados sobre comunicação, incluindo tráfego web, tanto de desktops quanto de smartphones, tablets e aplicativos, bem como circulação, eventos, e inventário e campanhas de mídia out of home.

Trabalho com resultado

Cruzeiro do Sul é destaque no ranking de circulação Com a sobreposição de assinaturas, a tiragem média em setembro chegou a 24.870 unidades. Crédito da foto: Erick Pinheiro / Arquivo JCS (13/6/2017)

O presidente do Conselho Administrativo da Fundação Ubaldino do Amaral (FUA), César Augusto Ferraz dos Santos, avaliou o novo destaque conquistado pelo Cruzeiro do Sul no ranking do IVC: “Eu acho que isso é muito importante. Isso demonstra o resultado de um trabalho que nós estamos fazendo ao longo do último ano, principalmente no portal digital e nas mídias sociais, trabalho esse que vem surtindo bastante resultado, como se vê pelos novos números e pelo salto no ranking do IVC”.

“Esse trabalho continua no decorrer deste ano e para o ano que vem, sendo importante principalmente para os anunciantes do jornal, que automaticamente ampliam também a abrangência de seus anúncios, atingindo muito mais pessoas”, acrescentou César Ferraz.

A coordenadora de Marketing do Cruzeiro do Sul, Mariana Conti Fernandes, disse que a evolução do jornal no ranking do IVC é resultado do conjunto de ações, promoções, continuidade dos projetos do calendário anual de atividades e participação ativa em Sorocaba e região. “Assim conseguimos ter essa visibilidade, fazendo com que as pessoas queiram se atualizar e se informar com o Cruzeiro do Sul, que tem toda essa tradição de jornal centenário e a credibilidade de sempre.”

Mostra em Recife

O registro do salto do Cruzeiro do Sul no ranking brasileiro do IVC coincide com a mostra aberta em Recife (PE), no último dia 17, dos jornais centenários do Brasil e de Portugal. “É uma honra o Cruzeiro do Sul figurar entre os mesmos (jornais da mostra) demonstrando que, apesar da idade, continua mais forte do que nunca”, disse César Ferraz.

Com 116 anos de circulação ininterrupta, o Cruzeiro do Sul é um dos destaques da exposição “Jornais Centenários do Brasil e Portugal: um legado cultural”. A mostra é organizada pela Associação Portuguesa de Imprensa (API) e realizada em parceria com a Associação da Imprensa de Pernambuco (AIP) e a Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj).

O evento reúne 52 “guardiões da história”, conforme descreve Antônio Campos, presidente da Fundaj. São 18 publicações brasileiras e 34 portuguesas que “sobreviveram à revolução tecnológica do último século e conseguem manter o seu protagonismo nos dias de hoje, em meio à explosão de novas formas de comunicação”, salienta a Associação Portuguesa.

Em 30 painéis que ficarão expostos na Galeria Baóba — câmpus da Fundaj, no bairro Casa Forte — até 17 de novembro, os jornais centenários contam parte das histórias brasileira e lusitana por meio de suas páginas. O painel do Cruzeiro do Sul, por exemplo, mostra dois cenários distintos do País, o de 12 de junho de 1903, quando o jornal circulou pela primeira vez e firmou seu compromisso com o leitor, e 35.247 edições depois, no último dia 2 de outubro, ao denunciar o aumento da violência contra os idosos.

Promoção sorteia cruzeiro marítimo e três televisores

Cruzeiro do Sul é destaque no ranking de circulação Para concorrer é só baixar o aplicativo. Crédito da foto: Fábio Rogério (19/10/2019)

O Cruzeiro do Sul iniciou em 14 de outubro a promoção “APP Premiado”, que programa sorteios de três TVs de 43 polegadas e um cruzeiro marítimo aos assinantes que participarem da iniciativa. Essa promoção vale para todos os assinantes, tanto os da versão impressa como os da versão exclusivamente digital do jornal.

Para participar é necessário baixar o aplicativo do jornal, colocar o login e senha, aceitar os termos estabelecidos e gerar o número da sorte -- que é correspondente ao número de algarismos da Loteria Federal. Outras informações podem ser acessadas pelo site www.assinaturapremiada.com.br.

Segundo Marcelo Borges, responsável pela circulação do jornal, o cruzeiro marítimo será realizado em março de 2020 e sairá de Santos, no litoral de São Paulo, até Balneário Camboriú, em Santa Catarina. O primeiro sorteio pela Loteria Federal será em 30 de outubro, depois em 27 de novembro e em 18 de dezembro, todos valendo uma tevê de 43 polegadas. O último sorteio será em 29 de janeiro de 2020, valendo o cruzeiro marítimo. Os custos de transportes para este cruzeiro, no deslocamento entre Sorocaba e o litoral, serão bancados pelo jornal. (Carlos Araújo)

[irp posts="179201" ]

 

Galeria

Confira a galeria de fotos