Buscar no Cruzeiro

Buscar

Criança de Sorocaba tem diagnóstico de meningite no Vale do Ribeira

02 de Setembro de 2019 às 20:46

Criança de três anos é e aluna da CEI-64 Joana Simon Sola, na Vila Rica. Crédito da Foto: Emídio Marques/Arquivo JCS (19/8/2019)

Uma criança de três anos, moradora de Sorocaba, teve confirmado diagnóstico de meningite pneumocócica. Ela é aluna da CEI-64 Joana Simon Sola, na Vila Rica. Atualmente, está em tratamento no Hospital Regional Dr. Leopoldo Bevilacqua, em Pariquera-Açu, no Vale do Ribeira.

[irp posts="134892" ]

 

De acordo com a Secretaria da Saúde (SES) da Prefeitura de Sorocaba, a criança estava no município de Cajati. Ela visitava parentes quando iniciou sintomas de febre, vômitos e sonolência. Na sequência, foi admitida no hospital na última terça-feira (27). "A paciente teve diagnóstico confirmado de meningite pneumocócica, a partir de exame laboratorial. Está neste momento em enfermaria, sob tratamento medicamentoso", informou a SES.

Conforme a secretaria, a bactéria streptococcus pneumoniae (pneumococo), causadora da meningite, causa infecções nos pulmões e no ouvido. Acomete em especial indivíduos com problemas crônicos de saúde ou com o sistema imune enfraquecido. No calendário do Programa Nacional de Imunização, as crianças recebem vacinação contra o pneumococo aos 2 meses, 4 meses e 1 ano de vida.

Escola

A SES também informou que não há indicação de medidas de bloqueio em ambiente escolar. Orientou a escola a manter sua rotina de trabalho e medidas de higiene ambiental. Pais de alunos foram avisados a buscarem atendimento médico se crianças apresentarem sintomas de febre, vômitos ou dor de cabeça. "Nos casos de meningite pneumocócica, não há indicação de quimioprofilaxia para os contatos íntimos", ressalta. (Da Redação)