Crespo será julgado por vereadores em sessão extraordinária na Câmara nesta quinta (1º)

Por Marcel Scinocca

Todo o processo que gira em torno de Crespo é sobre o caso do voluntariado da ex-servidora Tatiane Polis. Crédito da foto: Emidio Marques

Todo o processo que gira em torno de Crespo é sobre o caso do voluntariado da ex-servidora Tatiane Polis. Crédito da foto: Emidio Marques

A defesa do prefeito José Crespo (DEM) não confirmou nesta quarta-feira (31) se pedirá a leitura integral da peça com todo o teor do trabalho da Comissão Processante que investigou o chefe do Executivo na Câmara de Sorocaba. Crespo será julgado nesta quinta-feira (1º) em sessão extraordinária, a partir das 13h. Caso a denúncia seja julgada procedente por 14 dos 20 vereadores, ele poderá perder o mandato.

Todo o processo, que gira em torno do voluntariado da ex-servidora Tatiane Polis na Prefeitura de Sorocaba, tem 987 páginas. Caso seja lido apenas o relatório final, de 53 páginas, a leitura ocorreria em no máximo duas horas. A defesa também não confirmou se fará o pedido de suspeição de voto de Hudson Pessini (MDB), relator da Comissão, que é namorado da vice-prefeita Jaqueline Coutinho e que numa eventual cassação de Crespo, assumiria o Executivo. Conforme o advogado Márcio Leme, esses pontos serão definidos ou anunciados somente durante a sessão.

[irp posts="114110" ]

 

De acordo com o decreto 201/67, a sessão extraordinária será aberta com a leitura das peças do processo que forem requeridas. Na sequência, cada vereador poderá se manifestar, sem apartes, pelo prazo de 15 minutos. O prefeito ou sua defesa poderão produzir defesa oral, sem apartes, pelo prazo de duas horas. A previsão é de que a sessão dure ao menos doze horas.

Vale lembrar que no julgamento da vice-prefeita Jaqueline Coutinho (PTB), em 10 de julho, houve dispensa da leitura integral e os vereadores não utilizaram o tempo disponível. (Da Redação, com informações de Marcel Scinocca)

À tarde, algumas pessoas já compareceram à Câmara para retirar pulseiras e garantir lugar no plenário. Entretanto, a liberação só deve ocorrer hoje, a partir das 8h. Há a expectativa de que o público comece a chegar à Casa de Leis a partir das 6h. (Marcel Scinocca)