Buscar no Cruzeiro

Buscar

Crespo diz exercer função de prefeito de Sorocaba na Espanha

13 de Novembro de 2018 às 16:44

José Crespo está em Barcelona, na Espanha. Crédito da foto: Fábio Rogério

O prefeito José Crespo (DEM) não passará o comando do governo municipal à vice Jaqueline Coutinho (PTB). A informação foi divulgada nesta terça-feira (13), às 16h01, no site oficial da Prefeitura de Sorocaba.

Por meio de nota, a Secretaria de Comunicação e Eventos (Secom) de Sorocaba informa que Crespo “permanecerá exercendo suas funções ordinariamente, sendo certo que não se está diante de hipótese de empossamento da vice-prefeita”. Essa decisão foi tomada após o Ministério Público do Estado de São Paulo instaurar inquérito civil para apurar eventual impedimento do prefeito em razão de viagem ao exterior em missão oficial.

A manifestação do Ministério Público ocorreu na manhã desta terça-feira (13). A entidade também expediu um ofício ao secretário de Gabinete Central sob a rubrica de “recomendação”, pois, no entendimento do promotor de Justiça Orlando Bastos Filho, tanto o prefeito quanto a vice poderiam incorrer em improbidade administrativa.

Segundo a Prefeitura de Sorocaba, não se está diante da hipótese constitucional de “vacância” e “impedimento” do agente político, o que justificaria o empossamento de Jaqueline Coutinho. A Secom complementa ainda que Crespo está praticando todos os atos inerentes ao cargo de prefeito, “direcionando os trabalhos do secretariado, tomando decisões e, inclusive, assinando atos normativos”.

[irp posts="42176" ]

 

No início da tarde, Jaqueline Coutinho protocolou um ofício ao juiz da Vara da Fazenda Pública de Sorocaba para acatar a recomendação do Ministério Público de assumir o cargo de prefeita durante a ausência de Crespo por conta de uma viagem internacional. A vice-prefeita falou com à imprensa no início da tarde desta terça-feira (13) após ir ao sexto andar do Paço Municipal, onde já pretendia assumir o cargo de chefe do Executivo, mas encontrou a porta do gabinete do prefeito trancada. Segundo ela, ninguém tinha autorização para abrir a sala.

Por conta disso, ela mesma redigiu um ofício onde pede ao juiz autorização para assumir o cargo durante a ausência de Crespo, em caráter de urgência, para atender a recomendação do Ministério Público. Segundo a vice, o documento será entregue ao juiz por ela durante a tarde. Jaqueline disse que preferiu encaminhar o ofício ao Poder Judiciário para que o juiz decida o caso.

Jaqueline redigiu o ofício que encaminhará à Justiça. Crédito da foto: Emídio Marques

Crespo na Espanha

Crespo embarcou para Barcelona, na Espanha, na tarde de quinta-feira (8), para participar do Smart City Expo World Congress, congresso da Frente Nacional de Prefeitos, que acontece entre os dias 12 e 15 de novembro. Ao todo, 11 prefeitos de cidades do Brasil integram a delegação.

Na segunda-feira (12), um vídeo foi publicado no Facebook do prefeito relacionado ao evento na Espanha. Nele, Crespo diz que levará "muitas idéias para desenvolver ainda mais a nossa cidade".

https://www.facebook.com/JoseCaldiniCrespo/videos/1006507336199146/

O prefeito de Sorocaba é vice-presidente de planejamento urbano da frente, que vai discutir, por exemplo, oportunidades de negócios em suas respectivas cidades e expor os trabalhos que os prefeitos estão realizando para que suas cidades sejam mais inteligentes, além dos planejamentos para as cidades do futuro. No quesito mobilidade urbana, Sorocaba é finalista no concurso de cidades inteligentes apresentando o projeto do VLT, também durante o congresso.

Crespo embarca de volta ao Brasil em 20 de novembro. No dia 21, ele retoma as atividades em Sorocaba.