Sorocaba e Região

Crespo diz exercer função de prefeito de Sorocaba na Espanha

Segundo a Prefeitura, viagem de Crespo não justificaria o empossamento de Jaqueline Coutinho
José Crespo está em Barcelona, na Espanha. Crédito da foto: Fábio Rogério

O prefeito José Crespo (DEM) não passará o comando do governo municipal à vice Jaqueline Coutinho (PTB). A informação foi divulgada nesta terça-feira (13), às 16h01, no site oficial da Prefeitura de Sorocaba.

Por meio de nota, a Secretaria de Comunicação e Eventos (Secom) de Sorocaba informa que Crespo “permanecerá exercendo suas funções ordinariamente, sendo certo que não se está diante de hipótese de empossamento da vice-prefeita”. Essa decisão foi tomada após o Ministério Público do Estado de São Paulo instaurar inquérito civil para apurar eventual impedimento do prefeito em razão de viagem ao exterior em missão oficial.

A manifestação do Ministério Público ocorreu na manhã desta terça-feira (13). A entidade também expediu um ofício ao secretário de Gabinete Central sob a rubrica de “recomendação”, pois, no entendimento do promotor de Justiça Orlando Bastos Filho, tanto o prefeito quanto a vice poderiam incorrer em improbidade administrativa.

Segundo a Prefeitura de Sorocaba, não se está diante da hipótese constitucional de “vacância” e “impedimento” do agente político, o que justificaria o empossamento de Jaqueline Coutinho. A Secom complementa ainda que Crespo está praticando todos os atos inerentes ao cargo de prefeito, “direcionando os trabalhos do secretariado, tomando decisões e, inclusive, assinando atos normativos”.

Leia mais  MP investiga improbidade após Crespo não passar cargo para vice

 

No início da tarde, Jaqueline Coutinho protocolou um ofício ao juiz da Vara da Fazenda Pública de Sorocaba para acatar a recomendação do Ministério Público de assumir o cargo de prefeita durante a ausência de Crespo por conta de uma viagem internacional. A vice-prefeita falou com à imprensa no início da tarde desta terça-feira (13) após ir ao sexto andar do Paço Municipal, onde já pretendia assumir o cargo de chefe do Executivo, mas encontrou a porta do gabinete do prefeito trancada. Segundo ela, ninguém tinha autorização para abrir a sala.

Por conta disso, ela mesma redigiu um ofício onde pede ao juiz autorização para assumir o cargo durante a ausência de Crespo, em caráter de urgência, para atender a recomendação do Ministério Público. Segundo a vice, o documento será entregue ao juiz por ela durante a tarde. Jaqueline disse que preferiu encaminhar o ofício ao Poder Judiciário para que o juiz decida o caso.

Jaqueline redigiu o ofício que encaminhará à Justiça. Crédito da foto: Emídio Marques

Crespo na Espanha

Crespo embarcou para Barcelona, na Espanha, na tarde de quinta-feira (8), para participar do Smart City Expo World Congress, congresso da Frente Nacional de Prefeitos, que acontece entre os dias 12 e 15 de novembro. Ao todo, 11 prefeitos de cidades do Brasil integram a delegação.

Na segunda-feira (12), um vídeo foi publicado no Facebook do prefeito relacionado ao evento na Espanha. Nele, Crespo diz que levará “muitas idéias para desenvolver ainda mais a nossa cidade”.

Apresentando a nossa querida Sorocaba na abertura do Congresso de Cidades Inteligentes/ Cidades Brasileiras, na Câmara de Comércio da Catalunha. Daqui, levarei muitas idéias para desenvolver ainda mais a nossa cidade.

Publicado por José Crespo em Segunda, 12 de novembro de 2018

O prefeito de Sorocaba é vice-presidente de planejamento urbano da frente, que vai discutir, por exemplo, oportunidades de negócios em suas respectivas cidades e expor os trabalhos que os prefeitos estão realizando para que suas cidades sejam mais inteligentes, além dos planejamentos para as cidades do futuro. No quesito mobilidade urbana, Sorocaba é finalista no concurso de cidades inteligentes apresentando o projeto do VLT, também durante o congresso.

Crespo embarca de volta ao Brasil em 20 de novembro. No dia 21, ele retoma as atividades em Sorocaba.

Comentários