Buscar no Cruzeiro

Buscar

Crespo convoca secretários para reunião extraordinária depois de incidente no PA Laranjeiras

04 de Novembro de 2018 às 11:27

Reunião ocorre às 14h30 no gabinete do prefeito José Crespo no 6ª andar do Paço Municipal.

O prefeito José Crespo (DEM) convocou todo os secretários municipais para uma reunião extraordinária neste domingo (4), às 14h30, no gabinete do Executivo, no 6ª andar do Paço Municipal. A reunião é para anunciar a tomada de medidas em função do problema detectado na tarde de ontem, na unidade de Pronto Atendimento (PA) do bairro Parque das Laranjeiras, em Sorocaba. Uma mulher chamada Célia Ramos buscou atendimento no local na tarde de ontem e como não conseguiu usou o celular para filmar que as salas vazias da unidade de saúde e a falta de médicos para atender a população. Enquanto filmava as dependências do PA, Célia foi abordada por um guarda civil municipal, que fazia a segurança do local, e pediu que ela parasse de gravar com o celular.

A mulher continuou filmando e o aguarda a segurou pelo braço e dispara a arma de choque contra a barriga dela, que cai ao chão. A Prefeitura de Sorocaba afirma que já abriu processo investigativo para apurar as responsabilidades por meio da Corregedoria Geral do Município, e lamentou o episódio.

Apuração dos fatos

Segundo a Prefeitura, o corregedor geral Carlos Alberto de Lima Rocco Junior vai convocar, a partir de segunda-feira (5), todos os médicos e funcionários que estavam no plantão para depor a respeito da denúncia e vai também requerer todas as imagens do dia para análise.

A Corregedoria da Guarda Civil Municipal (GCM) também instaurou processo investigativo semelhante para apurar a conduta do guarda pelo uso de arma de choque para conter a cidadã e já solicitou a transferência dele de local de trabalho para evitar que venha a sofrer represálias.

Já a Secretaria de Saúde (SES) entende que não se justifica a reclamação da cidadã, pois apenas quatro pessoas aguardavam atendimento além dela. No momento em que decidiu fazer transmissão ao vivo pela rede social denunciando a ausência de médicos, havia quatro profissionais no PA, segundo informações da recepção da unidade de saúde.

A cidadã Célia Ramos fez a transmissão pela rede social após esperar 15 minutos por atendimento. Para a Secretaria de Saúde, um tempo de espera de 15 minutos não é excessivo, sobretudo quando se trata de plantão médico. A Corregedoria da Saúde também vai apurar o caso.

De acordo com a Secretaria de Segurança e Defesa Civil, responsável pela Guarda Civil Municipal, o guarda usou arma de choque para conter a cidadã porque ela estava gritando e fazendo transmissão de imagens sem autorização e porque desacatou o guarda.

Por conta da atitude da cidadã, a Secretaria de Segurança e Defesa Civil registrou boletim de ocorrência por resistência e desacato contra ela e o boletim também aponta uma ameaça feita ao guarda por um parente da cidadã no momento em que ela estava sendo contida.