Sorocaba e Região

Cresce venda de passagens de ônibus on-line em Sorocaba

A maioria das empresas realiza a venda através de boleto bancário ou cartão de crédito



Cresce venda de passagens de ônibus on-line
Em Sorocaba, algumas empresas já oferecem o serviço. Crédito da foto: Fábio Rogério / Arquivo JCS (14/5/2019)

Assim como as companhias aéreas, as empresas de ônibus têm disponibilizado um serviço para facilitar a vida dos usuários: a compra de passagens on-line. Além das páginas de cada empresa, há também sites especializados nesse tipo de serviço, como o ClickBus e Deônibus. Segundo as viações Cometa e Catarinense, que operam em Sorocaba, cerca de 30% das passagens são vendidas através da internet. Já a Viação Garcia informou que as vendas on-line representam 25% do total de passagens comercializadas.

Segundo a assessoria de imprensa da Viação Cometa, os destinos mais procurados pelos passageiros sorocabanos são São Paulo, Belo Horizonte, Praia Grande e Santos. Já pela Viação Catarinense, as passagens mais vendidas são para o Rio de Janeiro, Foz do Iguaçu e Ponta Grossa. As duas empresas começaram a trabalhar recentemente com o Bilhete de Passagem Eletrônico (BPE), que permite que o cliente compre sua passagem pela internet e possa embarcar direto na plataforma, apresentando o bilhete eletrônico e documento de identificação, sem necessidade de se dirigir ao guichê. Antes, mesmo quando a compra era feita on-line, era preciso chegar com mais antecedência ao local de embarque para fazer a troca do bilhete.

Já a Viação Garcia, que opera principalmente com destino as cidades paranaenses, como Cascavel, Curitiba, Londrina e Maringá, o percentual de compras on-line tem aumentado consideravelmente, mas a maior parte das vendas hoje ainda é no guichê, segundo a assessoria de imprensa do grupo. “Grande parte dos nossos clientes ainda não desenvolveu o hábito de comprar passagens on-line. Por esse motivo, toda nossa campanha estratégica de 2019 foi desenvolvida com base nas redes sociais para incentivar essas vendas”, informou em nota.

Nos sites especializados em vendas de passagens, bilhetes interestaduais custam a partir de R$ 95, como as viagens para o Rio de Janeiro e Curitiba. O preço varia bastante de acordo com a distância e o tipo de acomodação escolhida pelo passageiro. As empresas de ônibus, assim como os sites especializados em vendas de passagens, também disponibilizam aplicativos para smartphones e os clientes, para embarcar, podem imprimir o bilhete ou apresentar a compra através do app. A maioria das empresas realiza a venda através de boleto bancário ou cartão de crédito. (Larissa Pessoa)

Leia mais  Aplicativo permite aluno consultar desempenho escolar
Comentários

CLASSICRUZEIRO