Sorocaba e Região

Creches têm fila de espera de 2.454 crianças

Para este ano, a Prefeitura de Sorocaba pretende entregar 1.280 vagas
Entre os anos de 2018 e 2019 foram abertas aproximadamente duas mil vagas em creches. Crédito da foto: Pedro Negrão/Arquivo JCS

As creches sorocabanas da rede municipal de ensino tiveram 1.261 vagas preenchidas para o ano letivo 2020. As informações são da Secretaria de Educação (Sedu). Ainda conforme a pasta, atualmente há uma fila de espera para 2.454 crianças. Entre os anos de 2018 e 2019 foram abertas aproximadamente duas mil vagas em creches e para este ano a Prefeitura de Sorocaba pretende entregar 1.280.

Entre as unidades com maior demanda por vagas, segundo a Sedu, estão os Centros de Educação Infantil (CEIs) 48 – Cajuru; 81 – Parque São Bento; 83 – Jardim Lena/Éden e 94 – Jardim Alegria/Éden. A média de crianças por sala varia conforme a idade. No berçário, por exemplo, são aproximadamente 15 bebês por sala, já na creche 1 o número sobe para 20. Na creche 2 são, em média, 25 crianças por turma e na creche 3 chega-se a 30.

Leia mais  Protesto contra aumento do ICMS

Não há previsão, conforme a Sedu, para zerar a fila de espera das creches sorocabanas. A pasta informou, porém, que “aguarda oito novas unidades serem liberadas pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para que a demanda de vagas possa ser equilibrada”.

As listas atualizadas de espera são divulgadas mensalmente no site da Sedu, que é educacao.sorocaba.sp.gov.br. A orientação aos pais que tentam matricular os filhos nos CEIs é para “aguardar e acompanhar os resultados”, finalizou a pasta em nota. (Da Redação)

Comentários