Buscar no Cruzeiro

Buscar

Cras do Carandá é inaugurado e deve atender 2,9 mil famílias

18 de Fevereiro de 2020 às 00:01

Cras do Carandá é inaugurado e deve atender 2,9 mil famílias Cras do Carandá foi inaugurado ontem e vai atender famílias em situação de risco social. Crédito da foto: Divulgação Secom

Foi inaugurado na manhã de ontem o Centro de Referência em Assistência Social (Cras) do Conjunto Residencial Carandá. A região abriga mais de 20 mil pessoas e esta é a 12ª unidade do Cras em Sorocaba, que funciona em locais estratégicos com a maior incidência de vulnerabilidade e risco social. Localizado na rua Abdias Ribeiro dos Santos, 20, a unidade deverá atender 2.913 famílias, número que tende a crescer a partir da sua entrada em funcionamento.

Vinculado à Secretaria da Cidadania, os Cras se transformaram no principal local de atendimento direto à população e suas demandas, oferecendo serviços de proteção básica ao cidadão, como assistência social, psicológica, terapia ocupacional, cadastramento em programas sociais e outros.

De acordo com o secretário de Cidadania, Paulo Henrique Soranz, cada unidade do Cras em Sorocaba abrange uma área da cidade, fazendo a cobertura de uma região correspondente a uma Unidade Básica de Saúde (UBS), atingindo, assim, todo território municipal, o que vem garantindo a efetivação do serviço fortalecendo a comunidade atendida.

Já a prefeita de Sorocaba, Jaqueline Coutinho, destacou a importâncias dos Cras, cujos coordenadores realizam encontros com a população e com demais setores públicos, de onde saem ideias de eventos, projetos e parcerias, que acabam por fortalecer a comunidade. De acordo com a chefe do Executivo, em Sorocaba os Cras têm um cadastro que ultrapassa 61,4 mil pessoas. “No mês passado, por exemplo, as 11 unidades existentes até então juntas atenderam a um total de 10.189 pessoas em busca de programas sociais, como Renda Cidadã, Ação Jovem, Cartão Alimentação, Cadastro Único Federal (CadÚnico), Bolsa Família, entre outros que estão dentro de programas nacionais, estaduais e municipais de assistência social”, destacou a prefeita, que finalizou: “É de fundamental importância a gestão municipal estar por dentro das situações de assistência social. E é isso que estamos fazendo. Estamos intensificando nossas ações.” (Secom Sorocaba)