Sorocaba e Região

Consumidores evitam sair de casa e recorrem às compras on-line

Muitos sorocabanos, para que não precisem sair de casa, recorrem ao e-commerce em busca de ofertas de diversos itens
Consumidores evitam sair de casa e recorrem às compras online
Ao lado dos pais e do filho, Larissa conta que desde o início da quarentena faz compras pela internet. Crédito da foto: Divulgação

O avanço do novo coronavírus no Brasil e a necessidade do isolamento social fizeram com que a compra pela internet disparasse nas últimas semanas. Muitos sorocabanos, para que não precisem sair de casa, recorrem ao e-commerce em busca de ofertas de diversos itens, que vão desde alimentação, eletrônicos, eletrodomésticos a utensílios para a casa. Segundo dados do Compre e Confie — empresa de inteligência de mercado focada em e-commerce — a alta das vendas online totais foi de 40% nos primeiros 15 dias de março.

Em parceria com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), um relatório divulgado pela Compre e Confie mostra que houve um aumento significativo no consumo das categorias de “saúde” (111%), “supermercados” (80%) e “beleza e perfumaria” (83%) no primeiro bimestre de 2020, se comparado ao mesmo período do ano anterior.

Já os segmentos como “câmeras e filmadoras” e “games” tiveram quedas drásticas, de -62% e -37%, respectivamente. Para Mauricio Salvador, presidente da ABComm, as empresas precisam buscar presença digital. “É possível começar a vender online de forma rápida e simples, sem a necessidade de investimentos massivos. As empresas que não levaram seu modelo de negócios para a internet estão em desvantagem, correndo riscos de sobrevivência”, declarou.

Segundo ranking do portal E-commerce Brasil, produzido em parceria com a consultoria Netrica, os maiores sites de compras pela internet no Brasil são Mercado Livre, Americanas, Amazon, Magazine Luiza e Casas Bahia.

Segurança

Pensando na segurança de toda a família, a jornalista Larissa Gallep, 37, e sua mãe, Elizabeti Gallep, 66, abastecem a dispensa de casa somente com as compras online desde o início da quarentena. “Evitamos sair de casa e temos conseguido adquirir tudo respeitando o isolamento”, contou a jornalista, que teme principalmente pela saúde dos pais, que integram o grupo de risco, e do filho Enrico, de três anos.

Frutas, verduras, legumes, leite, água, massas e até mesmo carnes estão sendo adquiridas via e-commerce em estabelecimentos da cidade. “Hortifrúti temos comprado no Ikeda, que faz entrega no dia seguinte. Já itens de supermercado optamos pela Rede Bom Lugar, que consegue entregar tudo no mesmo dia, ao final da tarde, sem cobrar nenhuma taxa adicional ou elevar os preços dos produtos”, contou Larissa.

Consumidores evitam sair de casa e recorrem às compras online
Beto comprou acessórios para melhorar o trabalho em casa. Crédito da foto: Divulgação

O psicólogo Beto Fernandes, 29, relata que nos últimos adquiriu pela internet um suporte para o monitor do computador e também um teclado, visando maior conforto para trabalhar em home office. “A clínica que atendo suspendeu as consultas presenciais por uma questão de segurança e agora estamos fazendo somente atendimento online, então preciso organizar melhor o espaço e torná-lo mais agradável”, contou.

Já a engenheira civil Juliana Barbosa Cruz, 27, conta que continua trabalhando porque atua e uma empresa que produz defensivos agrícolas, mas sua rotina mudou nos últimos dias. “É do trabalho para a casa e da casa para o trabalho. Não saímos para comprar nada, somente pela internet”, relata ela, que vive com a filha Lívia, de três anos, além da mãe e do padrasto.

Consumidores evitam sair de casa e recorrem às compras online
Juliana mora com a filha e trocou a loja física pela online. Crédito da foto: Divulgação

A compra mais recente de Juliana incluiu uma cortina, cordas para o violão e um produto cosmético. “Em outro momento teria comprado tudo isso no shopping, principalmente a cortina e as cordas, que prefiro tocar para conferir a qualidade.” Embora a compra tenha sido feita online, ela conta que tudo chegou e perfeito estado e que se sente mais segura. (Larissa Pessoa)

Comentários