Buscar no Cruzeiro

Buscar

Cônsul Geral do Líbano em São Paulo visita Sorocaba

12 de Setembro de 2018 às 16:25
Ana Claudia Martins [email protected]

Cônsul Geral do Líbano em São Paulo, Rudy El Azzi, visitou a redação do jornal Cruzeiro do Sul. Crédito da foto: Emídio Marques

O Cônsul Geral do Líbano em São Paulo, Rudy El Azzi, visitou a redação do jornal Cruzeiro do Sul na manhã desta quarta-feira (12), onde foi entrevistado pelo editor-chefe, Romeu-Sérgio Osório (confira o vídeo da entrevista completa abaixo). A convite da União Árabe de Sorocaba para conhecer a cidade de Sorocaba, o cônsul, que está há cinco meses no Brasil, também conheceu a sede da Fundação Ubaldino do Amaral (FUA), que é mantenedora do jornal. Rudy ainda esteve no Paço Municipal, onde teve uma reunião com o prefeito José Crespo e no período da tarde fez uma visita institucional à Associação Comercial de Sorocaba (Acso), onde foi recebido pelo presidente da entidade e empresário Sérgio Reze. Na FUA, o cônsul esteve acompanhado de alguns membros da União Árabe da cidade, como o presidente Emílio Elias Sabeh, além do ex-prefeito Renato Amary, e seu filho Flávio Amary, entre outros convidados.

Durante a entrevista, o cônsul falou sobre os motivos de sua visita em Sorocaba, que possui cerca de 150 famílias de descendentes de libaneses. Rudy falou um pouco sobre sua trajetória como cônsul e disse que a visita para conhecer a cidade faz parte de uma programação para conhecer os locais onde o Consulado Libanês no Brasil é responsável, totalizando seis Estados, além de representações diplomáticas em Brasília e no Rio de Janeiro, e em breve em Foz do Iguaçu (PR).

[gallery columns="1" size="medium" ids="17064,17069,17070,17068,17067,17066,17065"]

O cônsul destacou ainda a grande importância e representatividade da comunidade libanesa no Brasil sobretudo em São Paulo, onde a estimativa do consulado é entre 7 a 8 milhões descendentes de libaneses no País. Enquanto que no próprio Líbano o total de habitantes libaneses é de 4 milhões. “A visita em Sorocaba foi para estreitar relações com autoridades e também com a comunidade libanesa local”, disse Rudy El Azzi.

Segundo Rudy, existe a possibilidade de intercâmbio culturais entre Sorocaba e cidades libanesas, como uma tentativa que houve nesse sentido em 2004, no último ano do governo do ex-prefeito Renato Amary, onde foi cogitada a parceria entre Sorocaba e a cidade libanesa Hammana. “Existe um convênio para isso e temos que ver as possibilidades e oportunidades que temos para oferecer para Sorocaba e conversei sobre isso com o prefeito José Crespo e vamos desenvolver algum projeto, como oferecer bolsas de estudo, então, estamos estudando a questão”, disse.

O cônsul também destacou um congresso mundial que deverá ocorrer no ano que vem, em Beirute, na capital do Líbano, entre maio e junho, que reúne pessoas de todo o mundo, de áreas de destaque em suas atividades profissionais e que viajam ao país para a troca de contatos e as possibilidades de desenvolvimento de projetos que tenham proximidade com a comunidade libanesa mundial. Rudy ainda falou que o Líbano como República data de 1920, mas como entidade histórica tem mais de seis mil anos, tendo algumas das cidades mais antigas do mundo, como Biblos que é considerada a terra de nascimento do alfabeto, que é um legado para a humanidade.

Já o presidente da Acso, Sérgio Reze, falou que a vinda do cônsul à Sorocaba foi importante para ele conhecer a comunidade libanesa local, além da possibilidade de uma caravana de sorocabanos no ano que vem participar das festividades da Diáspora Libanesa, que é um grande intercâmbio entre os libaneses.

Título de Visitante Ilustre

O Cônsul-Geral do Líbano Rudy El Azzi também reuniu-se com o prefeito José Crespo (DEM), no seu gabinete, na Prefeitura, onde recebeu o Título de Visitante Ilustre, honraria concedida por meio de decreto assinado pelo chefe do Executivo.

O diplomata libanês recebeu das mãos do prefeito um brasão da cidade, confeccionado por uma impressa 3D no Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS) e retribuiu com um enfeite que representa o cedro do Líbano, presente na bandeira do país e se trata de uma planta bastante comum na região e é símbolo de eternidade e força.

Em sua primeira visita a Sorocaba, Rudy disse ter ficado impressionado com a cidade, sua beleza, organização e dinamismo. Ainda durante o encontro, o diplomata destacou a importância de sua atuação nas relações entre o Brasil e o Líbano.

O Consulado Geral do Líbano em São Paulo é responsável pelos Estados de São Paulo, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Rondônia. Rudy estima que o total de libaneses nesses Estados seja de cinco milhões de pessoas. De acordo com a Agência Senado, com base em informações do Ministério das Relações Exteriores, são quase 10 milhões de libaneses e descendentes em território brasileiro, contra quatro milhões que vivem no Líbano.

Azzi é diplomata de carreira há 15 anos e já foi cônsul na Costa do Marfim e Romênia. Seu último posto foi de embaixador interino no México. (Com informações da Secom Sorocaba)

Galeria

Confira a galeria de fotos