Sorocaba e Região

Condomínio em Araçoiaba da Serra sofre com falta de água há oito dias

Empresa responsável admite que abastecimento é interrompido à noite para recuperar os reservatórios
Condomínio em Araçoiaba da Serra sofre com falta de água
Elaine, que está com a mãe acamada, é uma das pessoas atingidas pela falta de água no Recanto Ipanema do Meio. Crédito da foto: Emidio Marques

Moradores de uma área de chácaras no Recanto Ipanema do Meio reclamam que estão há pelo menos oito dias enfrentando a falta de água. O abastecimento na região é de responsabilidade da Águas de Araçoiaba. Diante da situação, entre outras soluções paliativas, alguns recorrem aos vizinhos que têm poços artesianos e outros têm comprado água potável. Ontem pela manhã, conforme os relatos, as caixas voltaram a ser abastecidas aos poucos. À tarde, porém, a reportagem esteve no local e o problema voltava a dar as caras, com apenas filetes de água saindo pelas torneiras. A concessionária alegou que “o fornecimento de água do bairro está ocorrendo normalmente e que apenas durante a madrugada são feitas manobras no sistema de abastecimento, para que os níveis dos reservatórios de toda a cidade sejam recuperados.”

A dona de casa Elaine Aguilar Pires, 54, é uma das atingidas pela falta de água. As torneiras vazias causam incômodo sobretudo porque a mãe dela está acamada há mais de um ano e usa fraldas. “Está muito difícil”, resume. Para lavar a louça, por exemplo, ela diz ter aproveitado a água da chuva do último domingo.

Entre os entrevistados pelo Cruzeiro do Sul, o discurso é de que o problema é recorrente, mas nunca tão persistente quanto agora. “Nos feriados e fins de semana parece que eles diminuem um pouco o abastecimento, mas a falta de água desses dias é a pior de todas”, afirma a professora Paulete Zilli Silveira de Salles, 49. “A gente não está aqui passeando, é nossa moradia. Faltar água, falta, mas a conta cara está sempre chegando”, critica a aposentada Elenice Galvão Salles, 83, que mora naquela região há 50 anos e praticamente fundou o bairro.

Condomínio em Araçoiaba da Serra sofre com falta de água
Rodolfo de Siqueira Braz tem dois filhos pequenos. Crédito da foto: Emidio Marques

Outro a reclamar da situação é o comerciante Rodolfo de Siqueira Braz, 30. Com dois filhos pequenos, de 2 e 5 anos, e animais em casa, ele tem enchido tambores com água para conseguir manter os serviços básicos. “Quando a gente liga no 0800 falam que a reclamação não é válida, que precisa ir na sede da concessionária, mas eles não tomam providência nenhuma”, lamenta.

Caixas d’água

Diante do questionamento da reportagem, a Águas de Araçoiaba também enfatizou ser necessário que os clientes instalem caixa d’água em seus imóveis. “Porque durante o verão o consumo tende a ser mais alto do que o normal.”

Comentários

CLASSICRUZEIRO