Buscar no Cruzeiro

Buscar

Condecorados recebem medalha cultural Maylasky

31 de Agosto de 2019 às 00:01

Condecorados recebem medalha Maylasky José Incao, Edgard Steffen, João Brotas (ao centro), Celso Bersi e Orlando Tadeu Scolari, representando seu tio Elias. Crédito da foto: Fábio Rogério (30/8/2019)

Em sessão solene, o Gabinete de Leitura Sorocabano entregou na noite desta sexta-feira (30) a Medalha Cultural “Luiz Matheus Maylasky” ao empresário Elias Antonio José; ao médico e escritor Edgard Steffen; ao pesquisador e diretor da Biblioteca Infantil, José Rubens Incao; e ao Núcleo de Pesquisas Psíquicas, fundado pelo professor Jorge Melchiades de Carvalho Filho.

O presidente do Gabinete, João Brotas, disse que todos eles são merecedores da condecoração e avaliou em 150 pessoas o público de autoridades, convidados e representantes de várias instituições da cidade. A medalha é concedida anualmente pelo Gabinete, entidade fundada há 152 anos por Maylasky, a personalidades e entidades que prestam serviços de relevância à comunidade sorocabana.

[irp posts="15401" ]

 

Elias Antonio José, que não compareceu por questão de saúde, é o fundador do Shopping Sorocaba, o primeiro shopping da região de Sorocaba e terceiro no Brasil. Foi representado pelo sobrinho, o empresário Orlando Tadeu Scolari, que disse que o tio é um empresário que gosta da cidade e gera mais de mil empregos, diretos e indiretos. O vice-presidente do Gabinete, Laor Rodrigues, pediu a Scolari que ele transmitisse ao tio “a nossa alegria de tê-lo como condecorado”.

Incao marcou o seu discurso com a avaliação de que Maylasky foi a maior figura do século 19 em Sorocaba pelo seu arrojo, determinação e iniciativa em criar marcos como o Gabinete e a antiga Estrada de Ferro Sorocabana (EFS).

Por sua vez, Steffen, bem humorado, fez um discurso de amor a Sorocaba: “Eu aprendi a amar essa cidade.” E também de agradecimentos à família e aos amigos que fez durante a vida. Citou o Cruzeiro do Sul, onde escreve crônicas aos sábados, e prometeu: “Vou continuar tentando escrever aos sábados.”

O presidente Cultural do Nupep, Celso Bersi, foi quem recebeu a medalha em nome da entidade. Carvalho Filho, o fundador da instituição, também estava presente. (Carlos Araújo)