Buscar no Cruzeiro

Buscar

Concilia 2019 termina com palestras no auditório da FUA

23 de Maio de 2019 às 23:59

Concilia 2019 termina com palestras na FUA Juíza Wanda Lúcia Silva conduziu o evento na Fadi. Crédito da foto: Fábio Rogério

As atividades do programa Concilia 2019 terminam nesta sexta-feira (24) com palestras das desembargadoras Maria Inês Corrêa de Cerqueira César Targa, diretora da Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, e Ana Amarylis Vivacqua de Oliveira Gulla, vice-presidente administrativa do TRT da 15ª Região. A programação será aberta a partir das 9h no auditório da Fundação Ubaldino do Amaral, no Alto da Boa Vista, em Sorocaba. A apresentação desta sexta-feira (24) ficará a cargo do desembargador do Trabalho João Batista Martins César e o debatedor será o presidente da OAB/Sorocaba, Márcio Leme.

A programação do Concilia 2019 também constou de palestra na noite desta quinta-feira (23), na Faculdade de Direito (Fadi), apresentada pela juíza Wanda Lúcia Ramos da Silva, titular da 7ª Vara do Trabalho de Goiânia (GO), para uma plateia de estudantes, professores e convidados. Partindo de sua história de vida, Wanda contou ter presidido 45 mil audiências na sua carreira de mais de 25 anos de trabalho. Esse balanço a levou a fazer a conta de quantas pessoas passaram pela sua vida e quanto ela passou pela existência de outras pessoas, e avaliou a responsabilidade contida nessa relação: “Eu tenho responsabilidade sobre as pessoas que passam por mim.”

“Eu tenho compromisso com as pessoas”, acrescentou Wanda. Isso significa, explicou, que exercendo a função de juíza também tem a oportunidade de ajudar as pessoas nas questões que as levam às audiências. Também disse que, como o Judiciário trabalha com dogmas, é o poder mais difícil de mudar, ao contrário do Poder Legislativo e de universidades, que apresentam mudanças com mais frequência na sociedade. (Da Redação)