Sorocaba e Região

Compras on-line são as preferidas na Black Friday

Compras on-line são as preferidas na Black Friday
Comércio na área central teve menos movimento que anos anteriores. Crédito da foto: Vinícius Fonseca (27/11/2020)

Pesquisa da Associação Comercial de Sorocaba (Acso), em parceria com a Esamc Jr., apontou que 74,4% dos consumidores preferem as compras on-line ou em lojas que ofereçam entregas/delivery, seguido de shoppings (16,7%) e o comércio presencial (8,9%) na Black Friday. O levantamento apontou ainda que 73,7% estavam indecisos se fariam compras neste ano. Segundo a pesquisa, 53% dos entrevistados aproveitaram a Black Friday em 2019. Para este ano, a Acso estimou aumento de vendas em até 3%, em comparação ao ano passado, e que o tícket médio de compra será de R$ 500 em Sorocaba.

Ainda segundo o levantamento, os eletroeletrônicos são os preferidos dos entrevistados (33,3%), em seguida aparecem as roupas, os calçados e os acessórios (30%), os eletrodomésticos (15,5%), os alimentos, as bebidas e os itens de decoração (7,8%).

A famosa data de compras com promoções e descontos de até 80%, que este ano aconteceu ontem (27), em período de pandemia, não trouxe tanto movimento para o comércio no centro de Sorocaba. Quem foi às compras pela manhã disse ter pesquisado antes de comprar e levou para casa somente o que realmente pretendia comprar.

Leia mais  Queda de árvore em veículo mata uma pessoa em São Roque

O técnico de informática Willi Castro, 46 anos, comprou uma TV de 50 polegadas. Ele disse que estava precisando do produto e esperou a data para comprar em promoção. “Pesquisei antes os preços e encontrei uma televisão com preço bom. Foi questão da oportunidade para um produto que eu realmente queria”, afirma.

Compras on-line são as preferidas na Black Friday
Katiúcia buscava fritadeira e achou o produto com diferença de preço. Crédito da foto: Vinícius Fonseca (27/11/2020)

A técnica de enfermagem, Katiúcia Karen do Nascimento Goes, 38 anos, buscava uma fritadeira. Ela entrou em pelo menos duas lojas e achou o produto com diferença de preço. “Vou comprar onde o preço está melhor”, afirmou.

Algumas lojas e sites estendem as promoções de descontos da Black Friday durante o final de semana. Para quem ainda pretende aproveitar a data, a Acso destaca algumas dicas.

Organize uma lista de quais itens você realmente precisa e quais você gostaria de comprar, e mantenha o foco. Essa é uma forma de não gastar com outros produtos menos importantes e não fazer compras por impulso. É importante conter a euforia e manter o controle.

Leia mais  Ministério Público apura denúncia contra parlamentar

Pesquise os preços e acompanhe a evolução dos valores dos produtos. Na internet, verifique se os sites são confiáveis, pesquise a confiança e a idoneidade do site, para não ter surpresas desagradáveis depois.

Para quem costuma presentear amigos e familiares no Natal, os descontos da Black Friday poderão ser alternativa para comprar presentes a preços mais acessíveis. (Ana Cláudia Martins)

Comentários