Buscar no Cruzeiro

Buscar

Compostagem e descarte correto de resíduos serão tema de oficina

02 de Junho de 2019 às 06:47

Compostagem e descarte correto de resíduos serão tema de oficina As atividades serão realizadas na terça-feira, no Parque da Biquinha. Crédito da foto: Erick Pinheiro

O Parque da Biquinha sedia na terça-feira (4), com os integrantes do Clube Ecológico da Melhor Idade “Roda Viva”, uma oficina de descarte adequado de resíduos domésticos, com duas atividades em comemoração pelo Dia Mundial do Meio Ambiente.

Na primeira atividade, os participantes acompanharão a montagem de uma composteira caseira. A ideia é mostrar como a prática da compostagem ajuda na redução das sobras de alimentos, tornando-se uma solução fácil para reciclar os resíduos gerados nas residências. Seu uso ajuda a reciclar cerca de 50% do volume total de lixo produzido, que seria destinado ao Aterro Sanitário. Além disto, o adubo resultante da compostagem pode ser utilizado em jardins e hortas.

Em seguida, o grupo da Melhor Idade participará de uma roda de conversa sobre o descarte adequado de pilhas e baterias de uso doméstico, já que a desatenção com esses resíduos pode resultar em diversas complicações -- desde a contaminação do solo e da água até doenças aos seres vivos. Na composição desses materiais encontram-se metais pesados, por isso também é importante não guardá-los por muito tempo. A ideia é demonstrar na prática a Política da Logística Reversa, ou seja, a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial ou diretamente ao fabricante.

O Parque da Biquinha fica na avenida Comendador Pereira Inácio, 1112, no Jd. Emília. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3224-1997. (Da Redação)