Buscar no Cruzeiro

Buscar

Comerciantes estão apreensivos com início das obras do BRT Oeste

05 de Setembro de 2019 às 23:00
Ana Claudia Martins [email protected]

Comerciantes estão apreensivos com início das obras na zona oeste BRT Oeste vai ser implantado nas avenidas General Carneiro e Armando Pannunzio, Crédito da foto: Emidio Marques/Arquivo JCS

A proximidade do início das obras do ônibus BRT na zona oeste já estão deixando os comerciantes do local apreensivos. Uma placa afixada no canteiro central na Armando Pannunzio já aponta para o início das intervenções na região.

 

A Prefeitura de Sorocaba afirma que, “conforme a Urbes, as obras de remoção de interferência do Corredor Oeste já começaram, e que elas envolvem o BRT, o Saae e a CPFL”, mas que as obras mais pesadas estão programadas para início de 2020 e devem seguir até o segundo semestre do ano que vem. Já a Concessionária BRT disse que “quanto aos quesitos de prazo e outros trabalhos, estes dependem de liberação de desapropriação para serem programados”.

O dono de uma loja de bicicletas na General Carneiro, Eneas Ciandrini, disse que está apreensivo com o início das obras na avenida em breve. Ele afirma que ainda tem dúvidas sobre os benefícios que serão gerados para a população e para a cidade como um todo. Ele também está preocupado se a General Carneiro irá comportar as alterações prevista e se há espaço suficiente para o BRT, sendo que em alguns trechos a via é mais estreita.

Comerciantes estão apreensivos com início das obras na zona oeste Eneas: trânsito pode piorar. Crédito da foto: Emidio Marques

“Em horários de pico o tráfego já é intenso na avenida e com a circulação do BRT creio que o trânsito irá piorar”, diz. Éneas também questiona a retirada das palmeiras. “A gente imagina que as palmeiras vão ser tiradas, pois as estações serão instaladas no canteiro central, mas não tive nenhuma informação oficial a respeito”, diz.

O dono de uma loja de doces na General Carneiro, Felipe Dijos, também está apreensivo com a proximidade das obras do BRT na zona oeste. Ele disse que participou de uma audiência pública na Câmara de Sorocaba a respeito e teme que as obras também atrapalhem o comércio nas avenidas General Carneiro e Armando Pannunzio, como ocorre com os comerciantes na Itavuvu.

Comerciantes estão apreensivos com início das obras na zona oeste Felipe: impacto nas vendas. Crédito da foto: Emidio Marques

“Muitos comerciantes da Itavuvu afirmam que suas vendas caíram até 50% com o início das obras na avenida. Aqui não sabemos como vai ser, mas pedimos na audiência pública que as obras sejam feitas por etapas, e não de uma vez só, até para amenizar os possíveis transtornos”, aponta. Felipe disse ainda que sobre a retirada das palmeiras e de outras árvores não teve nenhuma confirmação oficial, mas espera que pelo menos parte delas seja mantida.

A Prefeitura de Sorocaba disse que conforme andamento das obras, algumas intervenções pontuais serão necessárias nas avenidas. “Contudo, serão amplamente divulgadas, com opções de desvios e outras alternativas de controle de tráfego. Em se confirmando a necessidade de remoção das palmeiras, todas as ações e normas de segurança para esse tipo de serviço serão respeitadas. A placa inicial de obras já foi instalada nas proximidades do bairro Guadalajara. As demais placas serão posicionadas quando iniciarem os isolamentos dos canteiros de obras”, diz. (Ana Cláudia Martins)

Galeria

Confira a galeria de fotos