Sorocaba e Região

Começa o cadastro on-line de animais domésticos na cidade

Levantamento da população canina e felina ajudará nas ações da Sema
Começa o cadastro on-line de animais domésticos na cidade
Protetores de animais são chamados a aderir à iniciativa da Prefeitura. Crédito da foto: Fábio Rogério / Arquivo JCS (24/6/2019)

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Sema), deu início, ontem (4), ao cadastro on-line do programa Censo PET.

ONGs e abrigos que atuam como protetores de animais domésticos em Sorocaba e com residência ou sede na cidade, além de moradores que são tutores de cães e gatos podem registrar gratuitamente seus animais domésticos acessando o site da Sema (http://meioambiente.sorocaba.sp.gov.br/) ou diretamente o link: https://forms.gle/aYeNNjZ1YFn3EAdf7.

O programa, que faz parte do Plano de Governo da atual administração, permitirá que animais de estimação de famílias em situação de vulnerabilidade social e animais de rua tenham acesso a programas municipais voltados ao cuidado, à castração e ao bem-estar animal na cidade. “Esse levantamento prévio da população canina e felina da cidade ajudará no planejamento de ações e garantirá mais praticidade no acesso a programas municipais, principalmente daqueles que mais precisam”, explica o secretário da Sema, Antonio Prieto.

Leia mais  Homem é detido por descumprir medida protetiva em Sorocaba

O processo de cadastramento vai durar 18 meses. Esse é o primeiro passo para a futura implantação do Cartão PET e para que a Prefeitura de Sorocaba tenha dados suficientes para poder realizar convênios com entidades e clínicas veterinárias para o atendimento gratuito de animais de estimação de famílias em situação de vulnerabilidade social, além dos animais de rua.

De acordo com a Sema, o censo também utilizará dados do IBGE e informações já existentes no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), do Governo Federal, que permite ao governo identificar quem são as famílias de baixa renda da cidade.

Todo morador ou entidade ligada à causa animal da cidade pode se cadastrar. Estão disponibilizados dois formatos de formulário: um voltado para as ONGs e abrigos e outro, para os moradores que são tutores de animais domésticos.

Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail: sema@sorocaba.sp.gov.br ou pelo telefone: (15) 3202-8006, de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 16h. (Da Redação, com informações da Secom Sorocaba)

Comentários