Sorocaba e Região

Com 75 anos de fundação, a Casa das Mães é a creche mais antiga de Sorocaba

Começou como um posto de puericultura na década de 1940, prestando serviços médico e social
Com 75 anos de fundação, a Casa das Mães é a creche mais antiga de Sorocaba
A diretora Rosária Simão e a presidente da entidade Ana Lúcia Cozer Dias. Crédito da foto: Fábio Rogério

O que começou como um posto de puericultura na década de 1940, prestando atendimento para gestantes, mães e crianças, com serviços médico e social, tornou-se a creche mais antiga de Sorocaba. Em novembro, a Casa das Mães e das Crianças completou 75 anos de fundação e, atualmente, atende a 162 crianças de um a três anos por meio de convênio com a Secretaria da Educação (Sedu) de Sorocaba.

A atual presidente voluntária da entidade, a diretora aposentada Ana Lúcia Cozer Dias, conta que as primeiras atas mostram a rotina de atendimentos no local, que se tornou creche para atender a mães que trabalhavam na região central de Sorocaba. “Muitas mulheres trabalhavam como empregada doméstica e precisavam de um local para deixar seus filhos. A localização da creche é muito boa”, afirma.

Iza Stillitano Inglez de Souza, que faleceu em 2016, aos 97 anos, foi a primeira presidente da entidade. Em 1934, ela foi eleita miss Sorocaba e foi casada com Mário Schimidt Inglez de Souza, primeiro presidente do Ipanema Clube. Ana Lúcia conta que o estatuto da entidade prevê a renovação da sua diretoria a cada biênio, com possibilidade de reeleição por mais dois anos. Ao longo dos 75 anos de história, 13 pessoas já estiveram à frente da entidade. Apenas um homem, o médico Leon Hirsoh, presidiu a creche.

Leia mais  Bairro Nilton Torres terá creche e recapes

 

Rotina

Com 75 anos de fundação, a Casa das Mães é a creche mais antiga de Sorocaba
Atualmente, a creche atende a 162 crianças de 1 a 3 anos em tempo integral. Crédito da foto: Fábio Rogério

Além do convênio com a Sedu, que cobre aproximadamente 80% dos custos da creche, Ana Lúcia afirma que doações e eventos ajudam a equilibrar as contas da entidade, que mantém cinco estagiários e 18 funcionários, entre equipes de limpeza, professores e auxiliares de educação. A presidente informa que a Prefeitura de Sorocaba repassa R$ 450 por criança atendida, fornece a merenda e também disponibiliza duas funcionárias para a cozinha.

Muitos voluntários, segundo Ana Lúcia, reúnem-se em um clube de mães e fazem vários artesanatos, que depois são vendidos em bazares beneficentes. “Sempre fazemos festas para angariar fundos também.” A entidade tem cerca de 300 sócios, que, segundo a atual presidente, são pessoas da sociedade sorocabana que sabem da importância da creche e contribuem financeiramente para a sua manutenção.

Leia mais  Conselho Tutelar intermedeia ingresso de 2 mil crianças em creches de Sorocaba

 

 

Com 75 anos de fundação, a Casa das Mães é a creche mais antiga de Sorocaba
Na entidade, os pequenos recebem refeições e participam de atividades. Crédito da foto: Fábio Rogério

Com atendimento em período integral, Rosária Clavijos Simão, diretora da unidade, diz que as crianças chegam por volta das 7h e tomam café da manhã. Fazem parte da rotina diversas atividades pedagógicas e lúdicas. A entidade conta com uma grande estrutura de cozinha, salas, banheiros adaptados, sala de TV e parquinho. “Eles almoçam divididos por turmas e depois também tem o tempo de dormir”, comenta a diretora.

A maioria das crianças atendidas, segundo Ana Lúcia e Rosária, mora na zona norte de Sorocaba e o encaminhamento acontece diretamente pela Sedu. “As mães, no momento que solicitam a vaga, listam cinco unidades de preferência e a prefeitura encaminha.” O convênio permite que até 180 crianças sejam matriculadas na entidade. (Larissa Pessoa)

Comentários