Buscar no Cruzeiro

Buscar

Coleta de lixo e abastecimento de água têm avaliação positiva na pesquisa Indsat

22 de Setembro de 2018 às 15:52

 

Com estes novos carros, são 30 ônibus articulados para a frota entregues este ano - FÁBIO ROGÉRIO No transporte, Prefeitura destacou a entrega de novos ônibus para a frota da cidade -  Arquivo JCS/ Fábio Rogério

O sistema de abastecimento de água, a coleta de lixo e a qualidade de água que chega às torneiras dos sorocabanos são os três melhores serviços públicos avaliados pela população, considerados como de “alto grau de satisfação”, segundo pesquisa realizada pelo Instituto de Avaliação dos Serviços Públicos (Indsat) e divulgada nesta semana. A iluminação pública também recebeu “Alto Grau de Satisfação”, avaliada como “ótima” ou “boa” por quase 80% da população. Na sequência aparecem a educação, segurança, trânsito, saúde e geração de emprego.

Trimestralmente, o Indsat estuda 16 serviços públicos nas 10 maiores cidades do Estado de São Paulo, incluindo Sorocaba. O estudo foi realizado no segundo trimestre deste ano e entrevistou 400 pessoas maiores de 16 anos em cada cidade. Foi pedido aos 4 mil entrevistados para que avaliassem a qualidade desses serviços nessas cidades com notas que variavam de “ótimo” a “péssimo”. As pontuações variavam de 200 a 1 mil pontos, sendo que quanto maior a nota, melhor a classificação da cidade. O melhor serviço público avaliado em Sorocaba é o Abastecimento de Água, com 787 pontos, seguido de Coleta de Lixo, com 773 pontos e Qualidade da Água, com 759 pontos.

Segundo a Prefeitura, pela terceira vez consecutiva, a coleta de lixo em Sorocaba apresentou melhora no índice de satisfação. O serviço, de responsabilidade da Consórcio Sorocaba Ambiental, fechou o 2º trimestre deste ano avaliado como “ótimo” ou “bom” por 82% dos entrevistados. No começo deste ano Sorocaba já havia sido considerada vice-líder no ranking de melhor Limpeza Pública, entre as 10 maiores cidades do Estado de São Paulo.

A Prefeitura destaca a implantação do programa, “Cidade Bonita”, um serviço especial de coleta de resíduos sólidos e de bens inservíveis, e de revitalização de áreas degradadas. Outra ação destacada pelo Poder Executivo foi a “conteinerização”, onde foram implantadas aproximadamente 11 mil unidades de 1 mil litros.

Para o secretário Alceu Segamarchi, esse resultado demonstra muito empenho desta equipe. “Estamos investindo sem parar, no aprimoramento, expansão e inovação na área de Resíduos Sólidos Urbanos”, disse.

 

Educação, trânsito e saúde

 

Já a rede pública municipal de ensino recebeu avaliação considerada entre “ótima, boa e regular” por 65% dos entrevistados. Em 2019, a cidade deve contar com mais de 20 novas escolas e a implantação do sistema de gestão compartilhada, que deve avançar ainda mais na qualidade do serviço prestado na rede.

Na área de segurança, as ações integradas são destaques nessa atual administração, enquanto que no trânsito e transporte, Sorocaba recebeu, em seis meses, 30 novos ônibus e, hoje, o prefeito José Crespo deverá dar início às obras do BRT.

Já na saúde, afirma a Prefeitura, inúmeras ações foram realizadas para promover saúde da população da cidade. Horários de atendimento ampliados nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), número de consultas e exames aumentados, regularização da entrega de medicamentos, inauguração da UBS Carandá, duas novas ambulâncias para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), entre outras ações.

 

Saae diz que serviço é de qualidade

O abastecimento de água é garantido pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae-Sorocaba), uma autarquia vinculada à Secretaria de Saneamento da Prefeitura de Sorocaba. Segundo a Secretaria de Comunicação e Eventos (Secom), a aprovação do serviço por parte da população foi de 83% e a cidade atingiu o maior índice já registrado pelo Indsat. Segundo o comunicado, Sorocaba tem 11 pontos de diferença da segunda colocada, São José dos Campos. “O acesso à água tratada com muita qualidade em toda a área urbana da cidade significa mais saúde para a população. O Saae-Sorocaba cumpre a nossa determinação e conquista cada vez mais o reconhecimento da sociedade”, ressalta o prefeito José Crespo.

O serviço realizado pelo Saae-Sorocaba também demonstrou melhora nos níveis de satisfação com a qualidade da água, destaca a Prefeitura. Do total de entrevistados, 79% responderam que o segmento analisado é “ótimo” ou “bom”. O diretor-geral do Saae-Sorocaba, Ronald Pereira da Silva, ressalta que, além do melhor abastecimento e a qualidade da água, Sorocaba ainda tem uma das menores tarifas do Brasil, além do Saae-Sorocaba garantir desconto de até três vezes no valor da tarifa para as famílias menos privilegiadas financeiramente que aderem ao programa Tarifa Social. (Secom Sorocaba)