Buscar no Cruzeiro

Buscar

Colégio Politécnico promove encontro de educadores hoje, no auditório da FUA

06 de Outubro de 2018 às 07:45

Guilherme Davoli é psicoterapeuta e consultor educacional . Crédito da foto: Acervo pessoal

 

O Colégio Politécnico de Sorocaba realiza hoje, a partir das 8h30, no auditório do Jornal Cruzeiro do Sul, o Encontro de Educadores com o tema “Os conhecimentos e as aprendizagens no século XXI”. O evento, que será promovido em parceria com a Somos Educação, tem como objetivo debater as Aprendizagens do Futuro, por meio de três palestras que serão apresentadas pelos educadores Antonio Sérgio Martins de Castro, José Luciano Santinho Lima e Guilherme Davoli. O encontro é voltado para educadores e gestores de educação e as inscrições gratuitas se encerraram rapidamente devido o interesse de profissionais da área.

A programação terá início com palestra do professor Antônio Sérgio Martins de Castro, da Somos Educação, que abordará o tema “Inspirando seus alunos para uma aprendizagem verdadeira no século XXI” e “Novidades na área de paradidáticos”. O professor José Luciano Santinho Lima fará palestra sobre “Desenvolvendo o raciocínio lógico”, seguida da apresentação do psicólogo Guilherme Davoli sobre o tema “Despertando os aprendizes do futuro”.

Responsabilidades

A diretora do Politécnico, professora Sidnei Silva, avalia que há uma crescente necessidade de fortalecer nos jovens o comprometimento, responsabilidade e capacidade de tomar decisões. “Queremos desenvolver no aluno a responsabilidade dele perante as suas ações, em todos os sentidos”. E pondera que essas responsabilidades devem estar de acordo com cada faixa etária.

A diretora do Politécnico explica também que para que isso seja possível os próprios profissionais de educação precisam estar preparados para estimular o desenvolvimento dessa postura nos seus alunos. “É levar o professor a refletir sobre a necessidade de praticar aquilo que ele cobra”, diz Sidnei.

Para a diretora, a grande procura pelo evento demonstra o interesse dos educadores sobre o tema. “Essa vontade de aprender e acertar dos profissionais de educação, acho que a procura vem comprovar isso”, avalia.

Palestrantes

O professor Antonio Sérgio Martins de Castro é físico e mestre pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e Universidade de São Paulo (USP). Atualmente é coordenador de atendimento, na área de sistemas de ensino, da Somos Educação. O professor José Luciano Santinho Lima trabalha com resolução de problemas, avaliação e formação de professores, sendo ainda professor de matemática do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), campus São Carlos, e doutor em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Bauru.

Guilherme Davoli é psicoterapeuta, consultor educacional e empresarial, além de autor de crônicas e livros.

Galeria

Confira a galeria de fotos