Sorocaba e Região

Clube do Idoso será usado para acolher pessoas em situação de rua em Sorocaba

Ação visa proteger essa população mais vulnerável durante a pandemia de covid-19
Semana do Idoso será de amanhã até sexta
O Clube do Idoso está atualmente fechado para atendimento por conta da pandemia do novo coronavírus. Crédito da foto: Erick Pinheiro / Arquivo JCS (18/5/2016)

O Clube do Idoso, localizado na zona leste de Sorocaba, atualmente fechado para atendimento por conta da pandemia do novo coronavírus, será transformado em um centro de acolhimento para pessoas em situação de rua. A informação foi dada pelo secretário municipal de Cidadania Paulo Henrique Soranz em um vídeo no Facebook.

Segundo o titular da pasta, o local terá capacidade para abrigar 70 pessoas e o acolhimento no Serviço de Obras Sociais (SOS) também já foi reestruturado para receber 60 pessoas durante a pandemia. “A capacidade total será de 130 pessoas em toda a cidade, mas caso a demanda seja maior iremos utilizar outros prédios municipais para acolher quem está nas ruas”, disse Soranz. O espaço, segundo ele, é adequado por ser bem arejado e comportará os colchões de maneira bem espaçada. A expectativa é que passe a funcionar até final desta semana.

Paulo Henrique Soranz
Secretário Paulo Henrique Soranz. Crédito da Foto: Fábio Rogério/Arquivo JCS (9/10/2017)

 

No SOS, contou, o acolhimento integral já vem acontecendo desde o início da pandemia. “É um período que as pessoas precisam cuidar de seu isolamento e para as pessoas em situação de rua isso é muito crítico. Elas precisam do contato para sobreviver e ficam à mercê da sociedade enquanto a maioria está protegida em casa”, disse o secretário.

Durante o acolhimento as pessoas receberão quatro refeições diárias e terão acesso ao ambiente higienizado de forma correta, seguindo orientações das autoridades de saúde. “Uma equipe com enfermeiros ficará no local e todos terão a temperatura corporal aferida. Caso alguém apresente sintomas de covid-19, o encaminhamento para atendimento médico será feito imediatamente”, contou.

Comentários