Buscar no Cruzeiro

Buscar

Clube do Idoso em Sorocaba elabora videoaulas durante período de isolamento

17 de Abril de 2020 às 17:10

Clube do Idoso em Sorocaba elabora videoaulas durante período de isolamento A educadora física Christina Palau durante atividade transmitida no Facebook. Crédito da foto: Reprodução / Secretaria da Cidadania de Sorocaba (16/4/2020)

O Clube e a Chácara do Idoso de Sorocaba estão promovendo videoaulas e vídeo chamadas de exercícios físicos, meditação e aula de dança. O objetivo é possibilitar momentos de interação e formas de ocupar a mente nesse período de distanciamento social.

A coordenadora dos espaços, Flavia Carpinete Oliveira, explica que a ideia é postar um vídeo toda semana para incentivar o idoso a aderir às práticas de exercícios físicos. Atualmente, o Clube e a Chácara contam com 456 pessoas.

Aplicativo de mensagem

Esse grupo está vinculado a um aplicativo de mensagens. Por meio dele, diariamente, eles recebem vídeos de alongamentos, aulas de forró e orientações para prevenir a Covid-19.

https://www.facebook.com/secidsorocaba/videos/159042958772120/

Além disso, vídeo chamadas são feitas ao vivo com três alunos por vez. As aulas duram de 20 a 30 minutos.

Estudantes de Terapia Ocupacional da Universidade de Sorocaba (Uniso) também enviam por esse mesmo aplicativo exercícios. A ideia é melhorar a capacidade de memorização dos idosos atendidos pelo clube.

[irp posts="61455" ]

 

As atividades têm uma média seis minutos. Elas ensinam a executar exercícios localizados de membros superiores e inferiores, tronco e coluna, além de séries abdominais.

Dicas

Os treinos podem ser feitos em um espaço de dois metros e utilizando objetos que existem em casa, como almofadas, cadeira e cabos de vassoura. Para acessar os vídeos, basta procurar pela página da Secretaria de Cidadania de Sorocaba no Facebook. (Da Redação, com informações da Prefeitura de Sorocaba)