Buscar no Cruzeiro

Buscar

Clínica clandestina é notificada durante operação em Sorocaba

03 de Maio de 2019 às 18:18

Fiscalização esteve na clínica no bairro Ana Maria. Crédito da foto: Prefeitura de Sorocaba/Divulgação

Uma clínica para dependes químicos que funcionava de maneira clandestina foi notificada durante uma operação da Prefeitura de Sorocaba, nesta sexta-feira (3). Segundo a prefeitura, a fiscalização foi ao local, no bairro Ana Maria, após receber denúncias.

Em contato com o responsável pelo local foi verificada a falta de inscrição municipal e de regulamentação de comunidade terapêutica, já que 13 pessoas, todas usuárias de álcool ou drogas, são acolhidas na clínica.

Por isso, a fiscalização da prefeitura autuou e notificou o responsável para realizar as devidas adequações. Quanto à Vigilância sanitária, após checagem do local, foi também expedida notificação para o responsável se adequar no tocante à estrutura e documentação.

Também foi descoberto um espaço que servia de acolhimento para mulheres em situação de rua e uso de drogas e álcool, pelo que também, em cumprimento da legislação o responsável foi notificado para regularização pelos setores acima mencionados.

Durante a fiscalização foi constatado que as pessoas acolhidas no local são originárias de vários locais, inclusive outros estados, como Bahia e Paraná e diversas cidades do Estado de São Paulo.

A operação foi realizada pela Secretaria de Políticas sobre Drogas (Sepod), em conjunto com as pastas de Segurança e Defesa Civil (Sesdec), Igualdade e Assistência social (Sias) e Saúde (SES), por meio da Vigilância Sanitária, com o apoio da Guarda Civil Municipal e de uma equipe do S.O.S.

O nome e o endereço da clínica não foram divulgados pela prefeitura. (Da Redação, com informações da Secom)