Buscar no Cruzeiro

Buscar

Cinco jovens representarão Sorocaba na Assembleia da Juventude da ONU

16 de Janeiro de 2019 às 11:42
Ana Claudia Martins [email protected]

Assembleia acontecerá na sede da ONU, em Nova York. Foto: Divulgação

Cinco jovens de Sorocaba irão representar a cidade de 14 a 18 de fevereiro na 23ª Assembleia da Juventude da Organização das Nações Unidas (ONU), que será realizada em Nova York, nos Estados Unidos. Com idades entre 22 e 30 anos, os cinco foram escolhidos por meio de um concurso, que teve cerca de 10 mil participantes de mais de 100 países, sendo que 23 brasileiros foram selecionados. Desde 2002, a Friendship Ambassadors Foundation (FAF) organiza, com apoio da ONU, a Assembleia da Juventude, uma plataforma criada para elevar as vozes de jovens em diálogos internacionais sobre os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, que devem ser implementados por todos os países do mundo até 2030. Durante o evento, eles irão participar de painéis e workshops conduzidos por profissionais internacionais representantes da ONU, do governo, da academia, do setor privado e social, com o objetivo de convidar os jovens a interagir compartilhando a realidade de seus países, expondo problemas, soluções e principalmente, ideias para resolver os maiores desafios do planeta.

Os jovens contam que participaram do processo de seleção que contou com uma série de perguntas sobre suas vidas (pessoal, educacional, trabalho e desenvolvimento de projetos sociais, entre outros temas), e que por conta disso foram selecionados. Eles também fazem parte de um grupo chamado “Inspirando Jovens de Sucesso”, que é considerada a maior rede de jovens conectados do Brasil. O grupo foi criado pelo sorocabano Matheus Tomoto, em outubro de 2015. Ele é um dos cinco jovens que irão representar Sorocaba no evento da juventude da ONU. Matheus já teve uma experiência internacional como estudante bolsista nos EUA, onde foi aceito para estudar engenharia em 10 faculdades americanas, entre elas Havard, Stanford e MIT, que estão entre as melhores do mundo.

Ariel Fabri, Vitor Hugo Richa, Luiz Salmeron, Matheus Tomoto e Adilson Rodrigues. Creédito das fotos: Secom Sorocaba, Acervo Pessoal e Fábio Rogério / Arquivo JCS

De Sorocaba para o mundo

Outros dois jovens que irão representar a cidade no evento são Victor Hugo Richa, 23 anos, e Ariel Fabri, 22 anos. Na semana passada, eles foram recebidos pelo prefeito José Crespo, no Paço Municipal, onde foram parabenizados pela conquista. Victor conta que é formado em engenharia mecânica e que ficou sabendo do evento por um amigo e decidiu se inscrever. “Já atuei em um trabalho social com dependentes químicos em Araçoiaba da Serra e escolhi entre os 17 ODS três que são os que mais me identifiquei, que são na área de saúde e bem-estar, educação de qualidade, e indústria, inovação e infraestrutura”, afirma. Já Ariel disse que a visita ao prefeito e alguns secretários municipais foi importante para colher informações sobre as dificuldades encontradas pelo município, com o intuito de encontrar soluções sustentáveis por meio da participação no evento da ONU. “Tenho o sonho de ser representante da ONU e contribuir com soluções sustentáveis não só para Sorocaba como para o Brasil”, diz.

Outro jovem da comitiva sorocabana, Luiz Salmeron, 30 anos, é formado em marketing e atualmente trabalha como assessor do deputado federal Vítor Lippi (PSDB). Ele já participou de um evento da ONU na Rússia em 2017 e pretende seguir atuando na área pública. “Atuo há sete anos no setor público e sempre voltado para políticas públicas voltadas para os jovens, representando Sorocaba em eventos voltados para a juventude no Estado e também nacionalmente”, conta.

Outro que também irá participar do evento representando a cidade é Adilson Rodrigues, 27 anos, formado em direito pela Fadi Sorocaba. “Acho que a partir dessa oportunidade vou conseguir contribuir ainda mais com a minha cidade e o meu país, pois terei uma troca importante de experiências com outros jovens de outros países”, disse.

Galeria

Confira a galeria de fotos