Buscar no Cruzeiro

Buscar

Ciesp divulga orientações a empresas na prevenção ao coronavírus

17 de Março de 2020 às 00:01

Ciesp divulga orientações a empresas Crédito da foto: Erick Pinheiro / Arquivo JCS (11/4/2019)

Diante da pandemia do coronavírus, as empresas devem evitar eventos públicos, estimular o trabalho remoto integral ou parcial, poupando os funcionários de aglomerações e deslocamentos desnecessários e suspender viagens. As recomendações foram divulgadas pelo Fiesp, Ciesp, Sesi e Senai.

Estimular o trabalho remoto, alertaram as entidades, é importante, em particular para quem tem dificuldade de locomoção, que estaria exposto por mais tempo no transporte público. Pessoas com confirmação de coronavírus, que apresentam algum sintoma de gripe ou que tiveram contato com indivíduos contaminados devem ficar afastados das atividades por 14 dias. Já os trabalhadores que retornaram de viagem internacional, mas que não apresentaram sintomas, devem ficar isolados por sete dias. O cartão de ponto, se possível, deve ser feito com a utilização do crachá e não mais com a digital.

Embora nenhuma empresa tenha anunciado oficialmente a paralisação das atividades, o Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região (SMetal) informou que está em diálogo com as empresas a fim de garantir os direitos de toda a categoria metalúrgica. “É necessário que as empresas busquem orientação e ações efetivas para a prevenção”, divulgou em nota. (Da Redação)