Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sorocaba receberá 26,5 mil testes rápidos para Covid-19

01 de Agosto de 2020 às 00:01

Cidade receberá 26,5 mil testes rápidos O Instituto Butantan, de São Paulo, enviará testes do tipo IGM e IGG reagentes. Crédito da foto: Dirceu Portugal / fotoarena / Estadão Conteúdo

A Prefeitura de Sorocaba anunciou ontem (31) que a cidade receberá 26,5 mil testes rápidos para Covid-19 do Instituto Butantan, de São Paulo. A previsão é de que as amostras sejam recebidas na segunda-feira, dia 3. Até o momento, o município já realizou aproximadamente 46 mil exames de detecção do novo coronavírus.

Os testes que serão enviados pelo centro de pesquisa são do tipo IGM e IGG reagentes. Eles avaliam se os pacientes estão contaminados pelo Sars-Cov-2, ou se já tiveram contato com o agente patológico há pelo menos três semanas e estão imunizados. De acordo com a Secretaria de Saúde (SES), Sorocaba contabiliza 10.783 pacientes confirmados do novo coronavírus e 19.642 casos descartados da doença.

Conforme divulgado pelo Poder Executivo, as unidades serão destinadas preferencialmente a motoristas de aplicativo, taxistas, profissionais da área de saúde, internos da Fundação Casa e ao restante da população carcerária das unidades prisionais de Sorocaba.

[irp posts="270829" ]

 

Contactantes

Os testes rápidos também estarão disponíveis para familiares de pacientes positivados do novo coronavírus, para o acompanhamento da disseminação da doença, como explica o secretário municipal de Saúde, Ademir Watanabe. São os chamados contactantes. “O acompanhamento dos contatos domiciliares de casos confirmados será realizado por meio das Unidades Básicas de Saúde (UBS), que convocarão todos os membros da família”, esclareceu o chefe da pasta.

De acordo com a SES, a expectativa é de que os resultados dos exames sejam disponibilizados no tempo máximo de até três dias e a análise será realizada pelos laboratórios municipais. (Wesley Gonsalves)

 

[irp posts="269495" ]