Buscar no Cruzeiro

Buscar

Chuvas pioram condições das estradas no bairro Genebra, em Sorocaba

12 de Fevereiro de 2020 às 00:01

Genebra pede ação contra buracos Crédito da foto: Fábio Rogério (11/2/2020)

A chuva da segunda-feira (10) castigou bastante o bairro Genebra, na área rural de Brigadeiro Tobias, em Sorocaba, piorando ainda mais a condição de tráfego da Estrada do Império. A via é ligação entre as diversas chácaras do bairro e a rodovia Raposo Tavares (SP-270), com tráfego de ônibus escolares e também do transporte coletivo.

As crateras no pavimento já custaram um pneu e um protetor de cárter ao carro da empresária Roberta Corrêa Mendes, de 43 anos, e seu temor é de que possam cobrar um preço muito mais caro: o da vida de alguém. Ela danificou o automóvel em um dos pontos críticos da estrada, próximo a um supermercado. Perto dali, em frente à chácara da família, na altura do número 500, os buracos obrigam os veículos a transitar em uma só mão, podendo provocar acidentes em um trecho de curva onde não há visibilidade de quem vem em sentido contrário.

“Carro na contramão aqui é comum, já teve ônibus encalhando. Ou a população grita por melhorias, ou pode ser alguém chorando”, revolta-se. Insegura, ela pediu à filha, a estudante Carolina Rodrigues, de 21 anos, que não mais conduzisse o carro com receio de um acidente. “Já estamos reclamando à Prefeitura há mais de um ano e a resposta sempre é de que foi registrado um protocolo. Mas ninguém faz nada. E quando faz, é com material de má qualidade”, afirma a jovem, apontando para a espessura da camada de pavimento no solo.

Genebra pede ação contra buracos Moradores querem solução da Prefeitura diante dos buracos. Crédito da foto: Fábio Rogério (11/2/2020)

As preocupações de Roberta e Carolina são ainda maiores pelo ocorrido com a família há cerca de 20 dias: Roberta é cunhada do ex-prefeito José Theodoro Mendes, que morreu no dia 24 de janeiro em um acidente automobilístico no km 84 da rodovia Raposo Tavares, quando se dirigia ao sítio da família. O irmão de Theodoro, o médico Álvaro Mendes, faz o mesmo caminho várias vezes por semana, inclusive à noite, vindo do centro de Sorocaba.

“Que tranquilidade eu tenho com essa situação, ele vai morrer também?”, indaga Roberta. Ela se pergunta, inclusive, se a condição ruim da estrada não foi determinante para o acidente que matou Theodoro. Segundo ela o ex-prefeito conduzia um carro antigo, sem airbag, justamente por conta da dificuldade de acesso naquele trecho de estrada: “Foi uma morte estúpida para quem se recuperou de uma cirurgia cardíaca e de outra para remoção de um coágulo cerebral”.

Perto dali, na rua 2, os moradores também enfrentam muitos problemas. Para chegarem ou saírem de casa utilizando o carro, os familiares do ajudante de serviços gerais Adalberto Alexandre da Silva, de 31 anos, precisam ajudar jogando galhos e terra nos buracos para que ele não deslize ou encalhe. “É um malabarismo de ré, de costas, de atravessado. Faz três anos que não passam a máquina aqui”, denuncia o autônomo André Luiz de Oliveira Rodrigues, de 27 anos.

Resposta

A Secretaria de Serviços Públicos e Obras (Serpo) da Prefeitura de Sorocaba informou que uma das equipes de patrolamento estará na região do bairro Genebra para avaliação dos danos causados pelas chuvas na Estrada do Império. Conforme a pasta, o serviço de nivelação das vias de terra não para, mas é prejudicado, quase que totalmente, em decorrência das fortes chuvas. (Eric Mantuan)

Galeria

Confira a galeria de fotos