Buscar no Cruzeiro

Buscar

Chácaras de Sorocaba e Ibiúna lideram busca em site de aluguéis

30 de Dezembro de 2020 às 00:01
Jomar Bellini [email protected]

Chácaras de Sorocaba e Ibiúna lideram busca em site de aluguéis Chácaras de Ibiúna atraem turistas pela tranquilidade e proximidade com São Paulo. Crédito da foto: Divulgação

Tranquilidade do interior, a proximidade com a capital e a possibilidade de ficar isolado em meio a natureza. São esses os principais pontos que levaram o sítio do comerciante Rinaldo Gadioli, de 54 anos, em Ibiúna a ficar com a agenda de aluguéis lotada durante a pandemia de Covid-19. Junto com Sorocaba, a cidade se tornou um dos destinos mais procurados no Brasil para dezembro de 2020 e janeiro de 2021, segundo um levantamento realizado pelo site de aluguéis de casas Airbnb.

O sítio em meio às montanhas no bairro Morundu está na plataforma há dois anos. Até a primeira quinzena de janeiro, já não existem mais dias disponíveis para locação. “Nós ficamos surpresos com a demanda nesse ano. Antes, eram no máximo dois fins de semana com locação no mês. Durante a quarentena, a frequência de alugueis aumentou muito a ponto de ficarmos sem datas. É uma procura tanto para lazer, quanto para trabalho, já que é possível fazer o serviço em home-office do sítio”, conta o comerciante.

Os dados do site apontam um aumento de 250% nas buscas por aluguéis em Sorocaba e Ibiúna para o fim de dezembro e começo de janeiro, na comparação com a média dos últimos seis meses. Em Ibiúna, as chácaras em meio a natureza chamam a atenção. Esse é um dos pontos fortes no turismo do município, que tem cachoeiras, trilhas e parte da represa de Itupararanga.

Das mais de trezentas acomodações disponíveis em Sorocaba, pouco mais de cem ainda apareciam como disponíveis para os últimos dias de 2020. Na cidade, existem disponíveis desde apartamentos simples até casas e chácaras em condomínios fechados.

Os números colocam os dois municípios da Região Metropolitana de Sorocaba lado a lado com praias e outros famosos pontos turísticos do Estado de São Paulo, como Ubatuba, São Sebastião, Riviera de São Lourenço e Campos do Jordão, além de destinos como Cabo Frio, Angra dos Reis, Petrópolis no Estado do Rio de Janeiro e a cidade de Ipojuca, no Pernambuco.

De acordo com a plataforma, aspectos de limpeza e higienização passaram a ter ainda mais relevância na decisão dos viajantes em relação à estadia. Além disso, locais com menor fluxo de pessoas, como casas de campo e em cidades menores de praia, longe de multidões ou alta rotatividade, ganharam a preferência dos hóspedes. “Existem protocolos específicos criados por conta da pandemia, como o intervalo de 72 horas entre as locações e um reforço das medidas de higiene”, detalha Gadioli.

Além de Sorocaba e Ibiúna, o site Airbnb também reúne várias casas em cidades conhecidas na região pela forte atração de turistas, principalmente aos fins de semana, como São Roque, Itu e Araçoiaba da Serra.

A plataforma funciona como uma rede social, em que os anfitriões anunciam os espaços para serem alugados que podem variar de casas inteiras a até mesmo apenas quartos e os hóspedes conseguem fazer as reservas e pagamento de forma on-line.

Nova casa do turista

Chácaras de Sorocaba e Ibiúna lideram busca em site de aluguéis Sorocaba mantém local para dar apoio e informações para quem escolhe a cidade para passar alguns dias. Crédito da foto: Secom Sorocaba

Em Sorocaba, os visitantes podem conseguir informações na nova Casa do Turista, inaugurada no bairro Santa Rosália. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, no prédio construído na rua Ana Monteiro de Carvalho (travessa da Avenida Dom Aguirre). O telefone para informações é o (15) 3233-2043 ou e-mail [email protected].

O espaço conta com recepção, que servirá como sala de exposições, sala administrativa, fraldário, banheiros e copa. No local há divulgação e exposição dos atrativos turísticos do município, além de mapa e guia turístico. O público também pode obter informações sobre a história da cidade, atrações culturais, espaços de lazer, universidades, comércio e serviços, entre outros.

No fim de ano, entretanto, a Casa do Turista estará fechada por conta do decreto de ponto facultativa. Os trabalhos foram encerrados na terça-feira (29), retomando o atendimento na segunda-feira (4), junto com os demais serviços públicos na cidade.

Os parques de Sorocaba Zoológico Municipal Quinzinho de Barros, Natural Chico Mendes, Natural Ouro Fino, Biquinha, Água Vermelha João Câncio Pereira, Parque Municipal de Corredores da Biodiversidade (PNMCBio) Marco Flávio da Costa Chaves e o Jardim Botânico Irmãos Villas-Bôas estarão fechados de sexta-feira (1º) a domingo (3). Até amanhã (31), os espaços funcionam normalmente.

A medida se deve ao retorno de todo o Estado à fase vermelha do Plano São Paulo no Ano Novo. A regressão é temporária, de 1º a 3 de janeiro de 2021. (Jomar Bellini)

Galeria

Confira a galeria de fotos