Centro de Oncologia da Santa Casa manterá serviços no feriado antecipado

Por

Centro Regional de Oncologia da Santa Casa de Sorocaba. Crédito da foto: Erick Pinheiro / Arquivo JCS (26/6/2018)

A Santa Casa de Misericórdia de Sorocaba divulgou que o Centro Regional de Oncologia manterá seus serviços nesta segunda-feira (25), apesar do feriado antecipado no Estado de São Paulo. Segundo a unidade, o atendimento ocorrerá normalmente mesmo que o isolamento se prolongue por toda semana.

Segundo o gestor do hospital, Padre Flávio Miguel Júnior, a Santa Casa de Sorocaba continuará com o atendimento ambulatorial (consulta, quimioterapia e radioterapia) e com as cirurgias de câncer. "É inadmissível paralisar os tratamentos de outros problemas de saúde em nome da pandemia", afirmou.

[irp posts="254140" ]

 

O padre informou, ainda, que foram contratados mais dois cirurgiões oncológicos no início de abril e o hospital tem realizado de três a cinco cirurgias deste tipo por mês. "Acredito que em pouco mais de um mês já estaremos chegando na casa de 90 cirurgias oncológicas", ressaltou.

Na opinião do gestor, esse momento de menor demanda no hospital, em razão da pandemia, deve ser aproveitado para aumentar os tratamentos oncológicos. Ao zerar as filas de cirurgias,  o padre pensa em abrir mais vagas para a Central de Regulação de Oferta de Serviços de Saúde (Cross) da região.

No CHS, atendimento será afetado

Já no Conjunto Hospitalar de Sorocaba (CHS), as consultas, atendimento ambulatorial eletivo e Farmácia de Alto Custo no Conjunto Hospitalar de Sorocaba não estarão em funcionamento nesta segunda (25). Essa mesma medida se aplica também a todas as unidades de saúde estaduais paulistas.

O hospital informou que estava avisando por telefone aos pacientes que tinham consultas marcadas nesse dia, fazendo novo agendamento para a data possível mais próxima. O CHS fez contato com as secretarias dos 48 municípios atendidos para evitar que pacientes sejam trazidos de longas distâncias.

"O atendimento de urgência e emergência, o tratamento de quimioterapia bem como as atividades clínicas continuarão em funcionamento normalmente", finalizou.