Sorocaba e Região

CEI 105 é furtado pela quarta vez em uma semana

Escola do Jardim São Guilherme também foi alvo de ladrões
CEI 105 é furtado pela quarta vez em uma semana
Alimentos, utensílios de cozinha e um aparelho de DVD foram levados do CEI 105. Crédito da foto: Divulgação

O Centro de Educação Infantil (CEI) Doutora Maura Roberti – 105 foi furtado quatro vezes nesta semana. O prédio fica no Jardim Nova Ipanema, em Sorocaba. A ação criminosa mais recente ocorreu na madrugada de ontem. O CEI Áurea Paixão Rolim – 106, no Jardim São Guilherme, também foi invadido nesta sexta-feira. As aulas não precisaram ser suspensas em nenhuma das unidades.

Segundo a Secretaria de Educação (Sedu), somente no primeiro semestre deste ano foram registradas 158 ocorrências de furto em unidades educacionais do município. No ano passado foram 329 casos. O valor gasto com manutenção predial nas escolas por conta de vandalismo e furtos foi de R$ 1,4 milhão entre janeiro e julho deste ano.

O CEI-105, de acordo com a Sedu, possui 169 crianças matriculadas e nos últimos quatro furtos foram levados alimentos, utensílios de cozinha e um aparelho de DVD. Segundo uma funcionária da escola, que preferiu não se identificar, os itens para merenda são os alvos mais comuns nas ações criminosas. “Quando afeta a merenda a Prefeitura imediatamente envia novos alimentos, mas quando são levados eletrônicos não ocorre essa reposição”, relata.

Leia mais  10 escolas municipais de Sorocaba sofreram furtos nas férias

 

TVs e outros aparelhos de DVDs da unidade também já foram furtados. De acordo com a funcionária, nesses casos é necessário aguardar e torcer para que a polícia consiga recuperar os objetos. “Recebemos a notificação da Guarda Civil Municipal quando alguém é preso, mas são raros esses casos”, afirma a servidora. Os furtos, segundo ela, ficaram mais recorrentes desde 2015. A unidade foi inaugurada em agosto de 2014.

A Secretaria de Educação (Sedu) informou que por conta da repetição dos furtos, algumas janelas da unidade também foram danificadas e reparos estão sendo providenciados.

Já no CEI 106, que tem 238 alunos, uma televisão foi levada durante a ação criminosa de ontem e toda a unidade ficou revirada. Ninguém foi preso. A Prefeitura de Sorocaba, porém, informou que a “Guarda Civil Municipal está realizando patrulhamento de forma a inibir essas práticas e ações para identificar os autores das invasões”. (Larissa Pessoa)

Comentários