Buscar no Cruzeiro

Buscar

Cecap insere idosos no mundo digital e os coloca em contato com as redes sociais

13 de Julho de 2019 às 08:11

Cecap insere idosos no mundo digital Entre outras coisas, alunos aprendem sobre Facebook, Instagram e WhatsApp. Crédito da foto: Fábio Rogério

Fonte de novos conhecimentos, comunicação e interações, as redes sociais são uma espécie de janela que se está se abrindo para os alunos do curso “Redes sociais para a melhor idade”, do Centro de Educação Continuada e Aperfeiçoamento Profissional (Cecap), da Fundação Ubaldino do Amaral (FUA).

A segunda aula do curso, ministrado pela gerente de negócios da Cruzeiro FM 92,3, Andresa Vergílio, ocorreu no último sábado e foi marcada pelo entusiasmo diante das descobertas da turma. “Hoje em dia não dá para ficar de fora da era tecnológica”, exclama Thereza Pedro Ramos, que está participando do curso ao lado do marido Valdemar.

Moradores do bairro Guadalajara, o casal de aposentados costuma viajar a lazer com frequência, mas, segundo Thereza, a frustração estava na dificuldade que encontravam em compartilhar as fotografias com amigos e familiares. “Como a gente não sabia [enviar as fotos], o celular só ficava na bolsa”, comenta a aposentada, já animada em compartilhar imagens dos próximos destinos.

Além de dividir momentos da viagem com a família, Thereza revela que o aprendizado do uso das redes sociais, em especial o Facebook, tem ajudado a reencontrar velhos amigos. “É um jeito de reaproximar dessas pessoas que estavam longe”, considera.

Cecap insere idosos no mundo digital Nilda está economizando em ligações graças ao WhatsApp. Crédito da foto: Fábio Rogério

Marinheira de primeira viagem quando o assunto é o mundo digital, a aposentada Nilda Figueiredo Ramal relata que o curso está ajudando a quebrar a resistência que tinha em relação ao uso do telefone celular. “Eu não sabia nada, porque nunca precisei. Mas agora não tem jeito”, diz, citando que a ferramenta que mais tem gostado de usar é o aplicativo de mensagens WhatsApp. “Hoje em dia a gente precisa dele para se comunicar. E gasta menos que ligação telefônica”.

Cecap insere idosos no mundo digital Adalberto cita a necessidade de segurança no uso da internet. Crédito da foto: Fábio Rogério

Já o coronel da PM aposentado Adalberto João Sbrana já possuía certa experiência no uso das redes sociais de seu smartphone, mas detalha que decidiu frequentar o curso para “conhecer toda a potencialidade das ferramentas” e conseguir ter mais autonomia para usa-las de maneira segura. “Às vezes a gente se sente inseguro e pede orientação para os netos”, diz.

O curso “Redes sociais para a melhor idade” é direcionado aos idosos que desejam entrar na era digital para explorar os principais aplicativos como WhatsApp, Facebook, Instagram, Google e portais de conteúdo. “Além de aprender essas novas ferramentas de comunicação e fazer novas amizades, o curso estimula o consumo de informação e entretenimento no mundo virtual de forma segura e prática”, afirma a professora Andresa Vergílio.

[irp posts="4171" ]

 

Uma nova turma está com inscrições abertas e as aulas começam em 3 de agosto. As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas pelo site do Cecap ao valor de R$ 490 ou então R$ 390 para assinantes do jornal Cruzeiro do Sul. As aulas ocorrem aos sábados, durante quatro semanas desde a data inicial. (Felipe Shikama)

Galeria

Confira a galeria de fotos