Buscar no Cruzeiro

Buscar

Cecap inicia programa de aulas nesta segunda (25)

20 de Março de 2019 às 09:01

As instalações foram conhecidas por autoridades, conselheiros da FUA e funcionários. Crédito da Foto: Erick Pinheiro

O Centro de Educação Continuada e Aperfeiçoamento Profissional (Cecap), vinculado à Fundação Ubaldino do Amaral (FUA), foi inaugurado nesta terça-feira (19) no Alto da Boa Vista, em Sorocaba, com a presença de autoridades, conselheiros da FUA e também os funcionários.

As aulas começarão na próxima segunda-feira (25), com um total de 17 cursos, em áreas competitivas do mercado que abrangem comunicação, marketing, negócios, tecnologia e inovação. A meta é oferecer 50 cursos até o fim deste ano, segundo informou o professor Francisco Tesifon Munhoz, um dos responsáveis pela implantação dos cursos juntamente com o professor Valdinei Castelan.

César Ferraz, presidente da FUA, fez a apresentação do espaço. Crédito da Foto: Erick Pinheiro

O presidente do Conselho de Administração da FUA, mantenedora do Jornal Cruzeiro do Sul, César Augusto Ferraz dos Santos, e seu pai, Tiberany Ferraz dos Santos, participaram da solenidade de apresentação do Cecap e disseram que a instituição é mais um braço educacional da FUA.

“O nosso principal legado é a educação e o Colégio Politécnico já vem fazendo esse trabalho com maestria. Hoje damos um novo passo”, disse César. Tiberany foi o principal responsável pelo início do Colégio Politécnico, quando em 12 de fevereiro de 1999 era presidente da Diretoria Executiva da FUA e viabilizou o projeto educacional.

Na manhã de terça (19), durante a tarde, e também à noite, nos encontros que marcaram a inauguração do Cecap, César também explicou que o centro de aperfeiçoamento é o início de um projeto ainda maior da FUA, que pretende, futuramente, ampliar as instalações e colocar em funcionamento uma faculdade. “Queremos oferecer o melhor do ensino na Região Metropolitana de Sorocaba (RMS) em todas as etapas da educação e é um orgulho inaugurar esse espaço tão bem estruturado”, disse.

O Cecap foi idealizado pelo professores Francisco e Valdinei e conta com os cursos já disponíveis para inscrição por meio do site www.soucecap.com.br. “Vamos oferecer cursos rápidos de capacitação profissional com estrutura de ponta e com professores de reconhecida competência”, afirma Munhoz. Segundo Valdinei, em breve também serão oferecidos cursos de MBA e o Cecap terá estúdios de rádio e TV.

A estrutura conta com ampla sala de aula convencional, dotada de estrutura de miniauditório. Além de laboratórios equipados com PCs -- personal computers. Todas as salas são equipadas com projetores de última geração e sistema multimídia. Há um espaço de convivência para entrosamento de alunos, professores e profissionais.

“Os alunos interagem num ambiente institucional de atividades ligadas à educação e tecnologia, e também têm a oportunidade de interagir com profissionais em atividade no Cruzeiro do Sul e na rádio Cruzeiro FM 92,3”, acrescentou Francisco.

FUA inova no conceito educativo

Para Laelso Rodrigues, membro do Conselho de Administração da FUA, a criação dos cursos do Cecap é uma “evolução” da instituição. Na sua análise, a iniciativa entra em sintonia “com os nossos estatutos, que é trabalhar cada vez mais para melhorar a educação na nossa cidade”.

“A primeira coisa que eu acho importante é o fato de os conselheiros da FUA acreditarem no Brasil e na sua evolução”, disse o presidente do Conselho Superior da FUA, Valdir Buffo Júnior. Na sua visão, o centro “irá suprir uma lacuna existente hoje na formação de estudantes, pois a nossa linha de atuação muitas vezes é deixada de lado pelos cursos de graduação”.

O presidente da Fundação Cultural Cruzeiro do Sul, mantenedora da rádio Cruzeiro FM 92,3, Alexandre Issa Latuf, ressaltou a importância de os cursos do Cecap serem “bastante atuais”, com potencial de despertar muito interesse: “Por isso considero o Cecap um marco na educação e na formação de profissionais de Sorocaba e da nossa Região Metropolitana”.

Também membro do Conselho Superior da FUA e presidente do Serviço de Obras Sociais (SOS), João Antonio Gabriel elogiou o perfil “inovador” do centro de aperfeiçoamento e acredita que ele atende aos anseios principalmente dos empresários. Ele identifica a existência de modelos de treinamento no mercado, mas acha que alguns não atingem a qualidade que os executivos necessitam: “O Cecap vem preencher essa necessidade de um nível melhor com um custo razoável”.

O presidente da Loja Maçônica Perseverança III, Hélio Sola Aro, ficou admirado com a estrutura moderna e os amplos ambientes do Cecap, com visual de alcance de 360 graus: “É interessante para o aprendizado, onde a pessoa tem de se concentrar interagindo com tudo o que acontece ao seu redor.”

O promotor da Infância e Juventude de Sorocaba, também membro do Conselho Superior da FUA, Antônio Farto, lembrou que todos os países buscam novos formatos de educação: “Esse é o horizonte do Cecap, com uma formação profissionalizante que atenda às necessidades do mercado.” Wlamyr Gusmão, igualmente membro do Conselho Superior da FUA, disse que “o importante é que a FUA novamente traz inovação que facilita o acesso ao aperfeiçoamento profissional”.

Convidados elogiam iniciativa e instalações de nova unidade

Durante a solenidade de inauguração, estiveram presentes representantes de veículos de comunicação, secretários municipais da RMS e também autoridades da Polícia Militar. O coronel Antonio Valdir Gonçalves Filho, que comandou o CPI-7 até janeiro deste ano e atualmente é secretário de Segurança e Defesa Civil da Prefeitura de Sorocaba, disse que a estrutura do Cecap é um presente aos sorocabanos.

Diretores e conselheiros da FUA prestigiaram o evento de inauguração do Cecap. Crédito da Foto: Fábio Rogério

“Vejo a FUA cumprindo seu papel de forma exemplar e quem ganha com todo esse investimento é a cidade”, avalia. A capitão da PM Luiza Maria Aidar de Oliveira Giraldi também elogiou as instalações. “A integração com o jornal e com a rádio é um atrativo e os cursos são muito pertinentes”, disse.

O vice-presidente do grupo Unimed Sorocaba, Paulo Húngaro Neto, falou sobre suas impressões: “A transformação passa pelo conhecimento, pela educação, e estou feliz em participar dessa conquista da Fundação Ubaldino do Amaral”. Ele acrescentou que o Grupo Unimed pratica também o incentivo ao aprimoramento profissional por meio da Faculdade Unimed, cuja sede fica em Belo Horizonte (MG), e os cursos ocorrem em forma de módulos.

O presidente do grupo Unimed Sorocaba, José Francisco Moron Morad, também disse: “Primeiro que sou professor universitário, e tudo que envolve educação fico maravilhado. O Cecap vem preencher uma lacuna importante. Parabenizo a diretoria da Fundação Ubaldino do Amaral (FUA).”

O empresário Norberto Lopes, da Chemyunion, declarou: “Como empresário e empregador na cidade, sei da importância em se contratar profissionais qualificados, e tal iniciativa é louvável, e vindo de uma entidade com o padrão de qualidade que é oferecido pelo jornal Cruzeiro do Sul, a tendência é que tal padrão seja seguido e traga bons frutos”. (Da Redação)

Galeria

Confira a galeria de fotos