Buscar no Cruzeiro

Buscar

Castração de animais abre inscrições para região do Parque das Laranjeiras

04 de Novembro de 2018 às 08:44

Começam amanhã as inscrições gratuitas para a castração de cães e gatos. Crédito da foto: Luiz Setti.

Começam nesta segunda-feira (5) as inscrições gratuitas para a castração de cães e gatos no Parque das Laranjeiras e bairros adjacentes. Os interessados em castrar seus animais de estimação devem fazer a inscrição até o próximo dia 10, das 9h às 12h e das 13h às 16h, no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU das Artes), na rua Washington Pensa, 969, no Parque das Laranjeiras. O tutor deve levar RG, CPF e um comprovante de residência atual. As vagas são limitadas.

De acordo com a Secretaria do Meio Ambiente, Parques e Jardins (Sema), o mutirão contemplará os bairros: Parque das Laranjeiras, Parque das Paineiras, Jardim Santa Catarina, Jardim Santa Lúcia, Jardim Santa Marina, Jardim Casabranca, Jardim Atílio Silvano, Jardim Guaíba, Jardim Santo André I e Jardim Santa Cláudia. O mutirão será realizado até fevereiro de 2019, incluindo vários bairros da cidade. Segundo a Prefeitura, Sorocaba tem cerca de 202.628 mil cães e gatos.

A castração, além de ser o método mais garantido para o controle populacional de animais domésticos, também diminui a probabilidade de doenças, como tumor de mama, tumor de próstata, além de doenças infectocontagiosas. Já a identificação por microchip permite a responsabilização, a possibilidade de devolução de animais perdidos ou abandonados, contribuindo para o bem-estar dos animais e da população, além de diminuir o risco de transmissão de doenças e agravos de saúde.

As cirurgias de castração ocorrerão nos dias 12, 13 e 14 deste mês, também no CEU das Artes. O animal deverá ficar em jejum completo (água e comida) num período de 6 horas antes da castração, além de estar com a vacina em dia. Os cães devem ser levados ao mutirão com coleira, guia ou caixa de transporte. Caso o animal seja bravo, levar também a focinheira. Os gatos devem ser levados em caixas de transporte, com segurança.

Outra recomendação é que, em caso de levar mais de um animal para a castração, o munícipe esteja acompanhado de mais uma pessoa. Por último, o dono do bicho de estimação também deve levar uma proteção para o seu animal após a realização da castração, como roupa pós-cirúrgica ou o colar elisabetano. Mais informações pelo telefone (15) 3202.8006, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.