Buscar no Cruzeiro

Buscar

Internados com suspeita de Covid-19 dobram em Sorocaba

28 de Março de 2020 às 00:01
Marcel Scinocca [email protected]

Casos suspeitos internados são 33 O número de casos suspeitos de Covid-19, em Sorocaba, subiu de 103 para 199 entre segunda e sexta-feira. Crédito da foto: Arquivo JCS

O número de pessoas internadas em Sorocaba com suspeita de terem contraído o novo coronavírus dobrou em cinco dias. O mesmo ocorreu com o número de pacientes que estão em Unidades de Terapia Intensiva (UTI). Já o número de casos suspeitos aumentou 93% no mesmo período. Os dados são da Secretaria de Saúde de Sorocaba (SES). Atualmente, a cidade tem três casos confirmados de Covid-19, além de quatro óbitos e 33 internados suspeitos.

Conforme a evolução dos dados, na segunda-feira, dia 23, a cidade contabilizava 103 casos suspeitos, com 15 internados, sendo 4 em UTI. Na terça-feira, 24, o cenário já era outro. A cidade possuía 124 suspeitos que aguardavam resultados de exames. Deste total, 17 encontram-se internados. Em UTI, o número se manteve.

Já na quarta-feira, dia 25, com o primeiro caso confirmado, a cidade passou de 124 para 168 casos suspeitos que aguardavam resultados de exames. Deste total, 20 encontravam-se internados. A SES, nessa data, não divulgou o número de pessoas internadas em UTI.

No dia seguinte, Sorocaba chegou a dois casos confirmados. Na mesma data, passou de 168 para 195 os casos suspeitos. Deste total, 28 encontravam-se internados, sendo que nove estavam em UTIs. Quatro óbitos também já estavam sob investigação.

Ontem, a cidade atingiu os três casos confirmados da Covid-19. Já os suspeitos passaram para 199. Deste total, 33 encontram-se internados, um aumento, comparado com segunda-feira, de 120%. Oito desses pacientes internados estava em Unidade de Terapia Intensiva. Quatro óbitos também seguem sendo investigados. O total de descartados por resultado de exames passou de 18 para 28.

Terceiro caso

O terceiro paciente com coronavírus em Sorocaba é um homem de 92 anos, diabético, que está internado em leito de isolamento desde o dia 23 de março, num hospital privado da cidade. O exame foi confirmado por um laboratório particular. Segundo a SES, os dois pacientes dos outros casos confirmados encontram-se em isolamento domiciliar e em bom estado de saúde.

A SES lembra que, conforme determinação da Secretaria Estadual da Saúde, somente serão solicitados exames do novo coronavírus para pacientes suspeitos internados graves ou críticos e profissionais da área de saúde que apresentem sintomas de síndrome gripal. “O teste diagnóstico não deverá ser realizado em pessoas assintomáticas. Essas medidas buscam otimizar o bom uso desse recurso, cujos insumos estão restritos no mundo devido à situação pandêmica”, afirma.

Ainda conforme a pasta, “neste momento são considerados como suspeitos não notificados todos os pacientes que apresentarem características de síndrome gripal. Ou seja, pessoa com febre e sintomas respiratórios, sendo que a febre pode não estar presente em alguns, como pacientes jovens e idosos, ou que esteja fazendo uso de medicamento antitérmico”.

A orientação é que procurem uma unidade de saúde somente pessoas que percebam o agravamento dos sintomas, como com a presença de falta de ar. Em situações menos complexas, é recomendado o isolamento domiciliar por até 14 dias. (Marcel Scinocca)