Buscar no Cruzeiro

Buscar

Caso suspeito de coronavírus em Porto Feliz é um dos três monitorados em SP

13 de Fevereiro de 2020 às 17:24

Caso suspeito de coronavírus em Porto Feliz é um dos três monitorados em SP Ministério da Saúde promove coletiva sobre o coronavírus. Crédito da foto: Erasmo Salomão / MS (13/2/2020)

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo está monitorando três casos suspeitos de coronavírus. Dois são na Capital e um em Porto Feliz, na Região Metropolitana de Sorocaba.

Os dados mais recentes foram divulgados na tarde desta quinta-feira (13) pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo. O governo paulista também anunciou que foram descartados três casos suspeitos - dois da Capital e um de Barueri.

Até o momento, não há caso confirmado de coronavírus nem em São Paulo, nem no Brasil. Os dados oficiais estão sendo registrados pelos municípios em um sistema de notificação do Ministério da Saúde.

Os exames consistem numa análise que detecte o genoma do vírus, por meio do chamado PCR (sigla em inglês que significa “Reação em cadeia da polimerase”). São feitos a partir da a coleta de materiais respiratórios (aspiração de vias aéreas ou coleta de secreções da boca e nariz), que deve ser realizado pelo hospital que atendeu o caso suspeito e encaminhado ao laboratório de saúde pública do Estado de São Paulo.

Os resultados são comunicados pelo Lutz ao município de residência do paciente, responsável por notificar o descarte ou confirmação do caso.

[irp posts="217143" ]

 

Conforme definido pela pasta federal, os casos inseridos até o meio-dia pelos municípios são divulgados no boletim da mesma data. Já os colocados posteriormente são divulgados no balanço do dia seguinte. (Da Redação, com informações da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo)