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Casas do Cidadão descentralizam serviços oferecidos pelo PAT

24 de Março de 2019 às 06:21
Ana Claudia Martins [email protected]

Casas do Cidadão oferecem serviços do PAT Gerson de Oliveira foi à Casa do Cidadão Ipanema em busca de uma vaga de emprego. Crédito da foto: Emidio Marques

A descentralização dos serviços oferecidos para quem está em busca de emprego em Sorocaba está facilitando a vida de quem está há meses sem trabalhar. Desde quarta-feira (20), duas unidades da Casa do Cidadão passaram a oferecer os serviços do Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT), que funciona na rua Leopoldo Machado, próximo ao Terminal São Paulo. As unidades que oferecem os serviços do PAT por enquanto são a Casa do Cidadão da avenida Ipanema e do Ipiranga. No primeiro dia foram 88 trabalhadores atendidos nos postos das duas unidades, sendo 50 na Casa do Cidadão Ipanema e 38 na do Ipiranga. Segundo a Prefeitura de Sorocaba, o funcionamento do PAT nas demais Casas do Cidadão deve acontecer de forma gradativa. O horário de atendimento é das 8h às 16h.

Nos postos do PAT nas duas Casas do Cidadão o trabalhador tem acesso aos serviços de cadastro no Sistema Emprega Brasil, consulta de vagas de emprego e o encaminhamento do candidato para entrevista de emprego. Para ser atendido o interessado deverá apresentar a carteira de trabalho, os documentos CPF, RG e o PIS.

A descentralização dos serviços do PAT foi feita para que os trabalhadores tenham acesso facilitado aos serviços da instituição sem ter de ir até o PAT central. Foi o que fez Gerson Honofre de Oliveira, 52 anos, que está desempregado desde outubro do ano passado. “Eu moro no bairro Nova Sorocaba e o PAT, perto do terminal é longe e eu teria que pegar ônibus. Agora, aqui perto de casa eu vim a pé”, conta. Ele trabalhou durante 15 anos como vigilante e está tentando se recolocar no mercado de trabalho. Gerson disse que pela primeira vez foi buscar os serviços do PAT e que enquanto não consegue uma nova vaga de emprego sobrevive com o salário de sua aposentadoria. “Fiz o cadastro aqui no posto da PAT na Casa do Cidadão e vou acompanhar pelo site em casa as vagas na minha área”, diz.

Além do PAT central e das Casas do Cidadão Ipanema e Ipiranga, o trabalhador também pode acessar alguns serviços para quem está em busca de vagas de emprego pelo site empregabrasil.mte.gov.br ou pelo aplicativo SineFacil.

Números do PAT

Casas do Cidadão oferecem serviços do PAT No primeiro dia de funcionamento foram 50 atendimentos na unidade da Ipanema. Crédito da foto: Emidio Marques

Nos dois primeiros meses do ano (janeiro e fevereiro), a unidade central do PAT Sorocaba prestou 17.929 atendimentos. Segundo a Prefeitura de Sorocaba, em janeiro foram 9.818 atendimentos no geral, entre os serviços feitos estão a emissão de carteira de trabalho, cadastro no Sistema Emprega Brasil, consultas de vagas de emprego, encaminhamento para entrevista, atendimento e cadastro de empresas e vagas, agendamento da sala do empresário, programa Time do Emprego, entrevistas, entre outros. Já no mês de fevereiro foram 8.111 atendimentos, entre os mesmos serviços.

Nos dois primeiros meses do ano, o total de 740 trabalhadores foram inseridos no mercado de trabalho por meio do PAT Sorocaba, sendo 437 em janeiro e 303 em fevereiros. No ano passado, no total, foram realizados 99.230 atendimentos no geral, sendo que 64.445 foram de consultas de vagas de emprego, 16.817 encaminhamentos para entrevistas de emprego, tendo como resultado o total de 4.159 trabalhadores que conseguiram uma recolocação no mercado de trabalho. (Ana Cláudia Martins)

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