Casa de isolamento é criada em Sorocaba para acolher sintomáticos da covid-19

Por

Homem usa luvas para se proteger do novo cornavírus. Crédito da foto: Spencer Platt / Getty Images / AFP (31/3/2020)

O Centro de Triagem da Secretaria da Cidadania (Secid) passou a funcionar como casa de isolamento para pessoas em situação de rua (PSR) que estejam sintomáticos da covid-19. O trabalho foi iniciado nesta quarta-feira (29).

Oficialmente, o Centro de Triagem é um espaço criado para atender pessoas que chegam na cidade sem condições para se alimentar. É voltada ainda a indivíduos sem ter onde pernoitar ou mesmo capacidade financeira para viajar até sua cidade de origem.

O espaço foi adaptado e conta com 20 leitos. O local possui equipes compostas por enfermeira, auxiliar de enfermagem e cuidadores. Eles trabalharão diuturnamente, segundo a Prefeitura de Sorocaba.

No primeiro dia de atendimento, a casa já recebeu dois assistidos. Uma equipe também cuidará da higienização do local.

Segundo o titular da Secretaria da Cidadania, Paulo Henrique Soranz, a casa de isolamento estava sendo preparada já há duas semanas, em razão do crescimento das pessoas com o coronavírus em Sorocaba. “Esse acolhimento é muito importante para a saúde dessas pessoas em situação de rua que, por determinação médica, necessitam de isolamento quando existe a possibilidade de a pessoa estar contaminada e poder transmitir o vírus”, ressaltou Soranz.

Além da casa de isolamento, há cerca de um mês a Secid montou dois espaços para o atendimento às pessoas em situação de rua. Um funciona no Clube do Idoso, em Pinheiros, e o outro no Serviço de Obras Sociais (SOS). Nesses espaços as pessoas recebem alimentação, tomam banho e podem dormir sob o cuidado de profissionais da área da saúde. (com informações da Prefeitura de Sorocaba)