Buscar no Cruzeiro

Buscar

Casa das Mães assume gestão compartilhada de CEI na Vl. Barão

01 de Julho de 2019 às 22:45
Ana Claudia Martins [email protected]

Casa das Mães assume gestão compartilhada de CEI na Vl. Barão Ana Lúcia, presidente da entidade, assinou parceria com o prefeito José Crespo. Crédito da foto: Fábio Rogério

Foi inaugurada na tarde desta segunda-feira (1º) mais uma unidade escolar que atende por meio da gestão compartilhada em Sorocaba. O Centro de Educação Infantil (CEI-121), localizado na Vila Barão, irá atender já a partir de hoje 120 crianças, de seis meses a três anos, em período integral. No local funcionou uma Oficina do Saber e o prédio passou por reformas para abrigar a creche. Segundo a Prefeitura de Sorocaba, o município assinou termo de colaboração e permissão de uso do prédio com a Organização Social (OS) Casa das Mães e das Crianças, pelo prazo de um ano, com prorrogação por igual período até o limite de 60 meses. O valor do contrato não foi informado.

A Prefeitura disse ainda que o CEI-121 foi a oitava creche inaugurada este ano pela atual administração por meio da gestão compartilhada. A previsão da administração municipal é inaugurar mais unidades até o fim do ano e início de 2020, conseguindo assim zerar a demanda por vagas em creche na cidade, em cumprimento ao acordo firmado com o Ministério Público para resolver a questão.

Segundo o secretário da Educação, André Gomes, pelo menos cinco novas creches em período integral e no sistema de gestão compartilhada devem ser inauguradas até agosto pela Prefeitura de Sorocaba. “Com as oito inaugurações que já fizemos este ano mais de mil crianças estão sendo atendidas nas unidades por meio das parcerias com as organizações sociais, com as quais a administração têm firmado convênios. Com as próximas unidades em funcionamento vamos ultrapassar o número de mais de duas mil crianças atendidas”.

Casa das Mães assume gestão compartilhada de CEI na Vl. Barão O Centro de Educação Infantil ocupa o prédio da antiga Oficina do Saber. Crédito da foto: Fábio Rogério

O secretário disse ainda que a CEI-121, como as demais unidades que já funcionam por meio da gestão compartilhada, seguem todas as orientações pedagógicas e curriculares da Sedu, além de serem acompanhadas e fiscalizadas pela pasta. A diretora da unidade, Rosária Clavijos Simão, disse que a unidade está preparada para receber as crianças e que os funcionários necessários já foram contratados.

A Casa das Mães e das Crianças é a creche mais antiga de Sorocaba e em novembro do ano passado completou 75 anos de existência. “Na sede matriz, na Praça Nove de Julho, atendemos 180 crianças e agora, por meio da gestão compartilhada com a Prefeitura de Sorocaba, vamos atender mais 120 na unidade da Vila Barão”, disse a presidente da entidade Ana Lúcia Cozer Dias.

O evento contou ainda com a presença do prefeito José Crespo (DEM), secretários municipais, vereadores, entre outros, e teve apresentações musicais do grupo da fanfarra da escola municipal Walter Carretero e das novas funcionárias da unidade. (Ana Cláudia Martins)

Galeria

Confira a galeria de fotos