Buscar no Cruzeiro

Buscar

Carros de aplicativo ganham vagas para atender passageiros

19 de Fevereiro de 2021 às 00:01
Ana Claudia Martins [email protected]

Carros de aplicativo ganham vagas para atender passageiros As medidas foram anunciadas durante entrevista coletiva à imprensa em palco montado no estacionamento da Prefeitura. Crédito da foto: Fábio Rogério (18/02/2021)

A Prefeitura de Sorocaba anunciou ontem (18), à tarde, que os veículos de transporte por aplicativos poderão parar nos pontos de ônibus da cidade para o embarque e desembarque de passageiros. Além disso, o Executivo anunciou que serão criadas vagas exclusivas para o embarque e desembarque de passageiros em locais estratégicos da cidade, como centros de saúde e hospitais, rodoviária, entre outros.

No total, serão 35 vagas, em 18 pontos da cidade: Paço Municipal (1 vaga), UBS Cerrado (1), UPH Zona Leste (1), Rodoviária (7), UPA Éden (2), Hospital Samaritano (1), Policlínica de Especialidades (2), Hospital Regional Dr. Adib Jatene (2), Parque Zoológico Municipal Quinzinho de Barros (2), Hospital Regional CHS (2), Ambulatório Médico de Especialidades - AME (2), Hospital Evangélico (1), Santa Casa de Misericórdia (2), UPH Zona Norte (2), Hospital Santa Lucinda (2), PA Laranjeiras (2), Terminal São Paulo (2), Mercado Municipal (2), dentre outras. As equipes da Prefeitura já começaram a demarcação desses pontos e colocando as placas informativas.

Segundo o presidente da Associação dos Motoristas Autônomos de Aplicativos de Sorocaba e Região (Asmapp), Dario Aparecido de Oliveira, atualmente são cerca de oito mil motoristas por aplicativos que atuam na cidade, realizando um total de 25 mil viagens por dia, quantidade que antes da pandemia chegava a 33 mil. O número de passageiros transportados diariamente é de cerca de 66 mil.

As medidas foram anunciadas durante entrevista coletiva à imprensa em palco montado no estacionamento do Paço Municipal. Por conta da chuva, o evento foi encerrado logo após o anúncio feito pelo prefeito Rodrigo Manga (Republicanos). Segundo a Prefeitura de Sorocaba, a autorização para a parada de veículos de transporte por aplicativos nos pontos de ônibus, para o embarque e desembarque de passageiros, proporciona agilidade nos atendimentos e a integração dos modais. A previsão é que essa medida já passe a valer hoje (19).

O Executivo também anunciou que será criado espaços exclusivos para o embarque e desembarque de passageiros em shoppings e outros centros de vendas de Sorocaba. Um dos locais será o Shopping Iguatemi Esplanada, com espaços nas alas Norte e Sul. Nessa caso, não foi informado em quanto tempo os espaços estarão disponíveis.

Regulamentação do setor

A Prefeitura de Sorocaba ainda anunciou que fará a regulamentação das atividades de transporte por aplicativos na cidade. Para isso, será criada uma comissão, coordenada pela Urbes, com prazo de 90 dias para conclusão dos trabalhos.

A cidade já fez várias tentativas de regulamentar as atividades de transporte por aplicativos por meio de projetos de lei que foram votados na Câmara de Sorocaba. Conforme o Executivo, o assunto será retomado e novas reuniões entre a Urbes e os motoristas já estão programadas. (Ana Cláudia Martins)